Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC amplia diálogo com parlamentares para vacinação de pacientes oncológicos

SBOC amplia diálogo com parlamentares para vacinação de pacientes oncológicos

No último dia 26 de marco, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) voltou a se reunir com a coordenadora da Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, a deputada federal Carla Zanotto (CIDADANIA-SC), para discutir a inclusão dos pacientes oncológicos no grupo prioritário para a vacinação contra a COVID-19.

Da reunião, em que foram apresentadas as evidências científicas que embasam a defesa da SBOC pela vacinação, ficou acertada a elaboração de uma carta endereçada ao deputado federal Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), coordenador da Comissão Externa de Enfrentamento à COVID-19. A carta, já enviada pela SBOC, propõe como pauta para a próxima reunião da comissão uma análise crítica sobre a estratificação do grupo de comorbidades prioritárias do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra o COVID-19, incluindo a pertinência de se reinserir os brasileiros diagnosticados com câncer, independente do estágio da doença e da fase do tratamento.

“Esse entendimento de que o paciente oncológico está exposto a diversos e preocupantes riscos de complicações ocasionadas pela combinação entre o câncer e a infecção pelo novo coronavírus é consubstanciado pela literatura científica, que a SBOC apresenta como primeiro e grande balizador de sua defesa pela vacinação urgente desses brasileiros”, explica a presidente da entidade, Dra. Clarissa Mathias.

O diretor executivo da SBOC, Dr. Renan Clara, ressalta que as mesmas evidências servem de base para todas as iniciativas de enfrentamento da pandemia protagonizadas pela entidade. “Desde quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em março do ano passado, que o mundo passava por uma pandemia, a SBOC passou a adotar medidas para proteger o oncologista clínico brasileiro, os profissionais que representa em todo o território nacional, o paciente oncológico e toda a população”, comenta. “Tudo fruto de intensas discussões a respeito do que já era de conhecimento da ciência e do que foi sendo compreendido com o próprio enfrentamento da COVID-19”, acrescenta. Entre os resultados mais recentes do protagonismo da SBOC na proteção do meio oncológico contra os impactos da pandemia está a produção de um guia com orientações para a imunização de pacientes oncológicos. O documento, publicado originalmente no dia 20 de janeiro, passa por atualizações periódicas, na medida em que o conhecimento sobre a COVID-19 e as vacinas avança. Ao longo da pandemia, a entidade tem atuado também no desenvolvimento e na promoção de condutas técnicas a serem adotadas pela comunidade oncológica e toda a população, concentradas no site coronavirus.sboc.org.br e difundidas por todos os seus canais de comunicação.

Evidências para vacinar

Entre os dados mais recentes apresentados pela SBOC na reunião com a deputada Carmen Zanotto e na carta ao deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr., estão os de um estudo brasileiro publicado no Journal of Clinical Oncology (JCO) que identificou e acompanhou 198 pacientes com câncer que desenvolveram COVID-19 entre março e julho de 2020. Destes, 33 morreram – uma taxa de mortalidade de 16,7%, seis vezes mais que o índice global, de 2,4%.

De acordo com outra pesquisa, realizada por uma colaboração internacional financiada pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde do Reino Unido, o novo coronavírus interfere dramaticamente no sucesso de cirurgias de câncer. Publicado na revista científica Anaesthesia, o estudo revela que cirurgias para retirada de tumores realizadas em menos de sete semanas após o diagnóstico de COVID-19 tiveram risco de mortalidade aumentado em ao menos 140%.

“O paciente oncológico está diante de um risco real e grave, que pode afetar diretamente o sucesso de seu tratamento, sua saúde e sua vida. Esses brasileiros não podem esperar, o câncer não os deixa esperar”, enfatiza Dra. Clarissa Mathias.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a COVID-19 chegou a citar, nas suas duas primeiras edições, pacientes com comorbidades “como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer” entre aqueles com maior risco de ficarem gravemente doentes pela infecção por Sars-CoV-2. Apesar disso, as edições seguintes, publicadas nos dias 22 e 29 de janeiro de 2021, excluem o câncer do grupo de comorbidades prioritárias, restringindo-se a incluir na descrição do grupo de imunossuprimidos os pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses e aqueles com neoplasias hematológicas.

“A SBOC seguirá atuante e em diálogo com o Congresso Nacional, o Ministério da Saúde e todas as instâncias competentes do poder público para fazer valer o que diz a ciência e amparar o oncologista clínico brasileiro no cuidado com seus pacientes, tão vulneráveis à pandemia que enfrentamos”, garante Dr. Renan Clara.

Além de Carla Zanotto e Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr., a SBOC também já obteve apoio dos deputados federais Tereza Nelma (PSDB-AL) e André Janones (Avante-MG) para a inclusão das pessoas vivendo com câncer no grupo de prioritários a receberem a imunização.