Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Título de Especialista em Oncologia Clínica: saiu o edital do exame de suficiência

Título de Especialista em Oncologia Clínica: saiu o edital do exame de suficiência

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) publicou o edital do exame de suficiência para obtenção do Título de Especialista em Oncologia Clínica, realizado com a Associação Médica Brasileira (AMB). As inscrições deverão ser feitas de 10 de junho a 18 de julho. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição no site da Fundação Vunesp, enviar a documentação comprobatória digitalizada e pagar a taxa de inscrição via boleto bancário.

O exame é destinado aos médicos com formação e experiência comprovadas em Oncologia Clínica que não tinham o Título de Especialista em Cancerologia mas almejam obter o Título de Especialista em Oncologia Clínica. Além de possuir registro regular no Conselho Regional de Medicina da Unidade Federativa onde atua e ter concluído programa de residência médica em Cancerologia/Oncologia Clínica credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica, são necessários outros pré-requisitos descritos no Edital do exame.

Nos dias 22 e 23 de outubro serão realizadas as provas que compõem o exame: uma prova teórica com 100 questões de múltipla escolha e uma prova teórico-prática com oito casos clínicos de duas a quatro questões descritivas para cada caso.

De acordo com o presidente da SBOC, Dr. Sergio Simon, esse exame é um reconhecimento para os oncologistas clínicos já praticantes no país. “É uma oportunidade para quem já tem formação e experiência obter o título com o conceito moderno de Oncologia Clínica, que é muito mais específico do que o antigo de Cancerologia”, ressalta. “A SBOC organiza esse exame, em parceria com a AMB, ciente de sua responsabilidade sobre a qualidade profissional dos especialistas titulados no Brasil.”

Para mais informações sobre o exame, clique aqui


Para que serve o Título de Especialista

Por tratar-se do reconhecimento de seus pares, o Título de Especialista serve para atestar a qualidade da formação do especialista, qualificar seu currículo perante os pacientes, o mercado de trabalho e o meio acadêmico, atender eventuais exigências das instituições onde atua como especialista e das operadoras de saúde e também cumprir pré-requisito para associar-se à SBOC na categoria titular.

“O Título deve ser motivo de orgulho para o especialista por ser reconhecido como oncologista clínico pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica”, explica Dr. Sergio. “Isso é muito mais do que apenas ter feito a residência ou estágio sem prestar um exame. O título será concedido a quem realmente está habilitado a fazer Oncologia Clínica de qualidade no país”, conclui o presidente da SBOC.


Quem já tem TECA pode solicitar o TEOC

Médicos que já possuam o Título de Especialista em Cancerologia (TECA) não devem se inscrever para o exame de suficiência para obtenção do Título de Especialista em Oncologia Clínica (TEOC).

Para obter o Título de Especialista em Oncologia Clínica, os portadores do TECA podem enviar e-mail para [email protected] com nome completo e número do CRM e solicitar a segunda via do título com a nova nomenclatura da especialidade. Isso pode ser feito a qualquer tempo, independentemente do exame de suficiência.

A SBOC passará os nomes dos solicitantes à Associação Médica Brasileira (AMB), que expedirá a segunda via. Para isso, será necessário atender a contribuição da taxa vigente da AMB, atualmente R$ 550,00.