Neste pouco mais de um semestre à frente da presidência da SBOC, temos cumprido com muita satisfação uma extensa agenda de reuniões ao redor do Brasil, com a criação da iniciativa “A SBOC e você!”. Nesses encontros, já realizados em nove estados de todas as regiões do país, temos ampliado o conhecimento dos colegas em relação ao trabalho da SBOC e recebido sugestões regionais, incorporando novas visões à nossa atuação.
Nesta edição de Oncologia&Oncologistas, além de apresentarmos esse novo projeto da SBOC, trazemos como reportagem de capa uma reflexão sobre o uso da tecnologia no cuidado oncológico – tema central do XXV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, que estamos preparando com muito zero e carinho para marcar essa edição histórica do evento.
Abordaremos também, nas páginas a seguir, o processo de preparação da prova para a obtenção do Título de Especialista e Oncologia Clínica (TEOC); a mais nova indexação do Brazilian Journal of Oncology (BJO) à Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciêncas das Saúde (LILACS); a crescente aproximação da SBOC com diferentes instituições internacionais, como a Associação Médica Brasileira (AMB), a American Society of Clinical Oncology (ASCO), a European Society for Medical Oncology (ESMO) e várias outras Sociedades de Oncologia da América Latina; e os desafios para a equidade de gênero na oncologia.
Espero que gostem e boa leitura!
Esqueceu a sua senha?Altere no site da SBOC, clique aqui
Articulação e parcerias em prol da oncologia
Quando assumi a presidência da SBOC, a entidade havia acabado de atualizar seu estatuto, dando início a um novo modelo de governança institucional. Tal modernização foi planejada com o intuito de fortalecer a nossa Sociedade, dando continuidade aos principais projetos de uma gestão para a outra e ampliando a participação associativa. Ao longo do ano de 2023, mais de 1500 associados de todas as regiões do país participaram de algum comitê, programa educacional, evento ou Congresso realizado pela SBOC. Foram mais de 35 horas voluntárias, representando a SBOC e a oncologia clínica brasileira em seminários e audiências públicas; e mais de 32 horas em eventos e reuniões com outras Sociedades e entidades parceiras.
No ano passado, demos início também a um processo de conhecimento mais profundo dos nossos associados com a produção do Censo SBOC da Oncologia Clínica, em parceria com o Datafolha; implementamos diversas ações de ESG; criamos o Fundo de Incentivo à Pesquisa; e, durante o XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, realizamos nove sessões conjuntas nacionais e internacionais e o Primeiro Encontro Nacional da Oncologia no SUS.
Diante dessas e muitas outras iniciativas que serão apresentadas nas páginas a seguir, reforço a ideia de que a SBOC tem todo o potencial para ser uma grande articuladora independente do ecossistema que envolve a prática clínica oncológica no Brasil.
Agradeço a todos os associados, diretores, conselheiros e parceiros que colaboraram com a minha gestão. Agora, como Presidente de Honra da SBOC, desejo sorte à Dra. Anelisa, certo de que a SBOC segue em excelentes mãos.