Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Abertura da II Semana Brasileira da Oncologia traz estudos inéditos sobre o tratamento do câncer no Brasil e na América Latina

Abertura da II Semana Brasileira da Oncologia traz estudos inéditos sobre o tratamento do câncer no Brasil e na América Latina

Realizado por três sociedades médicas, o evento oncológico mais esperado do ano trará temas fundamentais sobre acesso e avanços da área

Entre os dias 22 e 26 de outubro ocorrerá a II Semana Brasileira da Oncologia, evento bianual realizado pelas Sociedades Brasileiras de Oncologia Clínica (SBOC), de Cirurgia Oncológica (SBCO) e de Radioterapia (SBRT). Essa edição tem como foco a multidisciplinariedade, um elemento fundamental no sucesso de qualquer tratamento contra o câncer.

O evento inclui cursos, palestras e conta com a participação de mais de 200 convidados e congressistas. Temas como imunoterapia, novas tecnologias e psico-oncologia serão debatidos ao longo da semana.

“A Semana da Oncologia vem para mostrar a força da especialidade, com uma abordagem multidisciplinar, que melhora a qualidade de vida e favorece as chances de cura dos pacientes. Para isso, reunimos diversas áreas para debater como podemos oferecer o melhor tratamento oncológico possível”, afirma Rachel Riechelmann, presidente da comissão científica do evento.

Um dos destaques da edição será a apresentação de um estudo intitulado “Otimizando o tratamento de câncer na América Latina”, realizado pelo The Economist Intelligence Unit (EIU) em oito importantes países da região. Essa pesquisa será apresentada pela primeira vez no Brasil durante a abertura da Semana Brasileira da Oncologia. 

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), a América Latina pode vivenciar um aumento de mais de 90% em novos casos de câncer até 2035, devido a fatores como o envelhecimento e o crescimento da população. “Já que os recursos são finitos, e especialmente limitados na América Latina, a pesquisa avaliou os processos de tomada de decisão desses países a fim de otimizar os tratamentos oncológicos, para possibilitar a ampliação do número de pacientes atendidos, com os recursos disponíveis”, afirma Marcio Zanetti, diretor do EIU no Brasil. O estudo, que iniciará os debates do evento, visa ampliar a discussão sobre a assistência ao câncer, para encontrar soluções de prevenção e busca pelo diagnóstico precoce da doença. Segundo Zanetti, essa é a maneira mais saudável e financeiramente sustentável de melhorar o cuidado com os pacientes oncológicos na região.

A abertura também será contemplada pela pesquisa inédita “Câncer no Brasil: a jornada do paciente no Sistema de Saúde e seus impactos sociais e financeiros”, realizada pela IQVIA, SBOC e Interfarma, que será apresentada por Sydney Clark e Pedro Bernardo.

As sociedades médicas se uniram a fim de promover um evento completo, que aborde todos os aspectos da atuação oncológica. Para enriquecer ainda mais as discussões, a programação também contempla convidados que são referência nacional e internacional.

A programação do evento está disponível em https://www.semanaonco.com.br/.