Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Acesso ao tratamento de câncer será tema central do Congresso da SBOC

Acesso ao tratamento de câncer será tema central do Congresso da SBOC

“Em busca de mais valor” é o tema central do XX Congresso Brasileira de Oncologia Clínica e da I Semana Brasileira da Oncologia. “O tudo para todo mundo não é possível em lugar nenhum do mundo; é preciso que se dê a quem precisa o que funciona”, afirma o Dr. Paulo Hoff, presidente da Comissão Científica do evento. A afirmação refere-se aos custos crescentes das drogas para tratamento de câncer em contraposição aos recursos limitados dos sistemas de saúde.

“A única forma de evoluir nisso é reconhecer o valor de cada tratamento. Não só o custo em si, mas em que situação um determinado medicamento tem esse valor, para qual perfil de paciente”, acrescenta o Dr. Claudio Ferrari, secretário de Comunicação da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Ferrari acredita que é papel da instituição incentivar essa reflexão sobre a dificuldade de acesso. “Não estamos querendo a aprovação de todas as drogas que entrarem no mercado. Entendemos que o recurso é limitado e que a sociedade precisa fazer escolhas, mas essas devem ser bem fundamentadas”, pontua.

Programação

No módulo de Farmacoeconomia do Congresso também haverá apresentações específicas. “A escalada dos custos em saúde e o desafio da oncologia na prática clínica”, “A complicada relação entre prestadores e fontes pagadoras: como a farmacoeconomia pode ajudar” e “Dilemas éticos em interpretações de estudos econômicos: paciente individual versus sociedade” são algumas delas. O próprio Dr. Paulo Hoff abordará o tema “Diminuindo restrições no acesso ao diagnóstico e tratamento precoce da doença: como diminuir o impacto econômico do câncer”.

Os debates do módulo devem aprofundar a reflexão sobre como trazer a economia em saúde para a realidade do oncologista e como conciliar a incorporação de novas tecnologias em oncologia e a judicialização. “Temos que evoluir para uma sociedade que valorize a ciência. Educar os próprios médicos para que eles ajudem a fazer essa ponte com os pacientes”, finaliza Hoff.

 

Participe do XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica!

O evento será realizado de 25 a 28 de outubro, no Hotel Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro (RJ). A programação e a área de inscrições estão disponíveis no site www.semanaonco.com.br/oncologiaclinica. #CongressoSBOC