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Alvo masculino
Este artigo foi assinado pelo presidente da SBOC, Dr. Gustavo Fernandes, e pelos membros da instituição, Drs. Diogo Assed, Oren Smaletz e Fábio Schultz, para o Novembro Azul. O texto foi publicado originalmente no caderno Opinião, do jornal Estado de Minas, no dia 09/11.
Cuidar da saúde com zelo não deve ser atribuição apenas das mulheres. Depois do Outubro Rosa, a campanha Novembro Azul chega para aumentar a conscientização dos homens em relação aos cânceres masculinos, especialmente o câncer de próstata e de testículo.
O movimento Novembro Azul surgiu em 2003 na Austrália intitulado como “Movember” uma junção entre o moustache (bigode) e november (novembro). Isso porque foram os australianos que tiveram a ideia de deixar seus bigodes crescerem durante o mês que se celebra o Dia Mundial de Câncer de Próstata (17 de novembro) e o Dia Internacional do Homem (19) chamando atenção para as doenças masculinas que podem ser prevenidas. Em vários países o “Movember” é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre homens com o cultivo de bigodes ao estilo Mário Bros, símbolo da campanha, onde são debatidos além do câncer de próstatata, como outras doenças como câncer nos testículos, depressão, entre outos .
O câncer de próstata é o câncer mais comumente diagnosticado nos homens e representa a segunda principal causa de morte por câncer na população masculina. Por ano, são diagnosticados 68 mil novos casos e 13 mil mortes, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Sabe-se que 1 em cada 6 homens terá o diagnóstico de câncer de próstata e que este risco pode ser ainda maior em pessoas com história de câncer de próstata em familiares de primeiro grau.
Entretanto, deve ser enfatizado que muitos casos de câncer de próstata tem crescimento lento e pode não ameaçar o paciente, em especial pessoas mais idosas e com outros problemas de saúde. Portanto, é fundamental que os homens conversem com seu urologista a respeito dos benefícios do rastreamento do câncer de próstata com exame de PSA e toque retal anualmente. Neste sentido, a campanha Novembro Azul, conhecida em todo o mundo, reforça na população masculina e em seus familiares, que são os principais incentivadores neste momento, a importância de se realizar os exames partir dos 50 anos de idade. Em caso de fatores de risco como a história familiar, pode-se antecipar o início do rastreamento a partir dos 45 anos.
Além disto, os homens devem procurar um urologista em casos de sintomas que possam indicar a doença, como micção frequente, impotência, dor ou ardor na uretra, jato urinário fraco, e mesmo caso o líquido seminal apresente manchas de sangue. Outros sintomas são dores nos ossos, como costas, quadril, coxas ou ombros.
Além da conscientização do câncer de próstata, devemos também lembrar da importância de alertar a população em relação ao câncer de testículo. Trata-se do tumor sólido mais comum do homem jovem entre 15 e 35 anos, e representa cerca de 1% de todos os cânceres masculinos. É fundamental alertar a população masculina a procurar um urologista em caso de aumento do testículo, com ou sem dor, ou em caso de percepção de nódulo palpável no testículo. Apesar de ser um dos cânceres mais curáveis, inclusive quando há metástases, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e detecção de doença em fase inicial, podendo evitar a necessidade de tratamentos como quimioterapia ou radioterapia.
A criação de campanhas de conscientização em prol desta causa precisam atingir todas as culturas e classes sociais. Quanto mais conhecimento e ação maior a fonte de bem-estar do homem.