Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Andrea Cercek trará novidades ao Congresso da SBOC sobre tumores gastrintestinais

Andrea Cercek trará novidades ao Congresso da SBOC sobre tumores gastrintestinais

A Dra. Andrea Cercek, oncologista do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York (EUA), virá ao XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica para falar sobre os novos avanços em imunoterapia para pacientes com câncer colorretal metastático, bem como o progresso no tratamento de pacientes com colangiocarcinoma.

A médica ressalta os progressos no tratamento de tumores gastrintestinais com novas terapias, incluindo imunoterapia em combinação com agentes alvo-direcionados ou outros meios de estimular o sistema imunológico e no tratamento personalizado. “Também estamos fazendo progressos em terapias-alvo específicas do tumor, direcionadas às suas alterações genômicas individuais”, afirma.

Cercek é oncologista clínica especializada no tratamento de pacientes com câncer gastrintestinal, especialmente câncer colorretal. Seu foco de pesquisa é o desenvolvimento de novas terapias para pacientes com doença metastática.

Ela conta que, atualmente, a quimioterapia intra-abdominal é utilizada para pacientes com neoplasias malignas peritoneais ou com comprometimento peritoneal predominante, como mesotelioma peritoneal, adenocarcioma apendicular e uma pequena porcentagem de adenocarcinomas colorretais. “O princípio geral é que toda doença mensurável é removida cirurgicamente e uma alta dose de quimioterapia é administrada na cavidade abdominal para erradicar qualquer doença micrometastática. A quimioterapia é rapidamente excretada pelo fígado. Portanto, há uma absorção sistêmica mínima”, explica.

Quanto às biópsias líquidas, Cercek diz que estão sob investigação como meio de detectar a recorrência do tumor, efetividade do tratamento, bem como possíveis alterações genéticas tumorais induzidas por terapias.

Para o futuro próximo da oncologia, a oncologista acredita que importantes avanços estão por vir. “Continuaremos a progredir com a imunoterapia e novas drogas alvo-direcionadas e abordagem personalizada para o tratamento do câncer.”

Participe do XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica!

O evento será realizado de 25 a 28 de outubro, no Hotel Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro. A programação e a área de inscrições estão disponíveis no site www.semanaonco.com.br/oncologiaclinica. #CongressoSBOC