Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Banana pode ser esperança para cura do câncer de pele através das ‘manchinhas’ na casca

Banana pode ser esperança para cura do câncer de pele através das 'manchinhas' na casca

Uma pesquisa realizada pela revista científica alemã Angewandte Chemie concluiu que os pontinhos escuros comuns em cascas de bananas podem ajudar a desenvolver um rápido e fácil diagnóstico de câncer de pele, aumentando as chances de sobrevivência do paciente. Quando elas amadurecem, uma enzima conhecida como tirosinase causa as manchas na fruta e a mesma enzina pode ser encontrada na pele das pessoas que sofrem de melanoma – a forma mais letal de câncer de pele.

Cientistas do Laboratório de Física e Eletroquímica Analítica, na Suíça, concluíram que a enzima é um marcador confiável para o crescimento do melanoma. Os pesquisadores utilizaram essa semelhança para construir uma espécie de scanner de câncer, que foi testado em pontos de cascas de bananas, que são do mesmo tamanho que as manchas causadas pelo melanoma na pele humana, antes de testarem em tecido humano. O scanner tem oito microelétrodos flexíveis, espaçados como dentes de pente, que passam sobre a pele para medir a quantidade e distribuição de tirosinase.

Durante o estágio 1, fase inicial do câncer, a enzima não é muito aparente. Ela se torna mais comum e uniformemente distribuída durante a fase 2. Já na fase 3, ela está distribuída de forma desigual e o câncer já começou a se espalhar por outras partes do corpo. Quanto mais cedo o melanoma for detectado, maiores são as chances de sobreviver do paciente.

De acordo com a American Cancer Society, as pessoas têm uma taxa de sobrevivência de 10 anos em 95% dos casos em que o melanoma é detectado no estágio 1, caindo para 43% quando diagnosticado no estágio 3.

“Ao trabalhar com a fruta, fomos capazes de desenvolver e testar um método de diagnóstico anterior a biópsias”, disse o líder da equipe, Hubert Girault, em um comunicado. Segundo ele, esse tipo de sistema pode evitar a necessidade de testes invasivos, como biópsias, além de poder, um dia, ser usado para destruir tumores, evitando o processo da quimioterapia.

Fonte: http://www.redetv.uol.com.br/jornalismo/ciencia/banana-pode-ser-esperanca-para-cura-do-cancer-de-pele-atraves-das-manchinha