Notícias
Brazilian Journal of Oncology é indexado no DOAJ
Evidenciando o seu fortalecimento e crescimento nos últimos anos, o Brazilian Journal of Oncology (BJO) acaba de ser indexado no Directory of Open Access Journals (DOAJ), uma organização independente que reúne mais de 17.500 periódicos de acesso aberto revisado por pares, cobrindo todas as áreas da medicina, da ciência, da tecnologia, das ciências sociais, das artes e das humanidades.
Lá estão indexados os principais periódicos de acesso aberto do mundo, independentemente do idioma, aumentando globalmente a visibilidade, a acessibilidade, a reputação, o uso e o impacto dos artigos produzidos nas revistas e jornais contemplados.
A presença da BJO neste diretório garante aos pesquisadores que submetem o resultado de suas pesquisas ao periódico que são seguidos alguns parâmetros, como os Princípios de Transparências e Boas Práticas do DOAJ, do Comitê de Ética de Publicações (COPE), da Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto (OASPA) e da Associação Mundial de Editores Médicos (WAME).
Segundo Dr. Jorge Sabbaga, editor-chefe da BJO, a indexação é um marcador de reputação da revista. “Estamos inseridos em uma comunidade de interesse de grande alcance, consequentemente aumentando o impacto, a disseminação e o acesso aos artigos publicados. O DOAJ segue critérios rigorosos para admissão e permanência em sua base, o que demonstra o alto padrão que seguimos na BJO”, comenta.
O Brazilian Journal of Oncology é mantido conjuntamente pelas Sociedades Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), de Cirurgia Oncológica (SBCO) e de Radioterapia (SBRT). O acesso é aberto para leitura, download, reprodução e distribuição mediante crédito. São publicados, principalmente, estudos translacionais e clínicos nas áreas de oncologia clínica, cirúrgica e radioterapia.