Notícias
CÂNCER NOS RINS E CUIDADOS RENAIS
Essencial para a filtragem de substâncias tóxicas do nosso organismo, os rins merecem atenção redobrada para continuar funcionando de maneira saudável. No dia Mundial dos Rins, celebrado em 12 de março, várias campanhas destacavam a importância da saúde renal.
Em entrevista à rádio Agulhas Negras, do Rio de Janeiro, o presidente da SBOC – Regional Minas Gerais, Dr. Leandro Alves Ramos falou sobre esse importante órgão. Purificar o sangue eliminando toxinas maléficas ao organismo, por meio da urina, é uma das atividades fundamentais dos rins. Entre as principais doenças renais que afetam o seu funcionamento está o câncer. Conforme revela o oncologista, é uma das dez neoplasias que mais ocorrem em homens e mulheres. “A partir dos 65 anos, nota-se um pico de pessoas que são acometidas pela doença”, revela. Entre os principais sintomas do câncer renal está o sangue na urina, que pode levar a pessoa à anemia e à fadiga. Outros indícios da doença são as dores lombares e nas costas. “Nesse último caso, é sinal que o tumor já se espalhou por outras regiões do corpo”, ressalta. O médico chama a atenção para o fato de os sinais aparecerem em estágios mais avançados da doença. Esse é um grande problema porque o diagnóstico precoce é o ideal para um tratamento menos agressivo e menos traumático para o paciente. Assim como os demais membros da Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC), Dr. Leandro Ramos reforça que exames de rotina são importantíssimos para a prevenção.
Diante desse quadro, o especialista pontua hábitos e medidas para que as pessoas possam se prevenir. Manter o corpo hidratado, bebendo muita água, sucos e chás está entre as dicas para que ninguém dê brecha ao azar. Além disso, explica por que a obesidade é um fator de risco para o câncer renal. Ouça a entrevista na íntegra e entenda mais sobre o assunto: