Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Carta de apoio às ações conduzidas pelo Ministério da Saúde

Carta de apoio às ações conduzidas pelo Ministério da Saúde

Diante de todos os desafios que temos enfrentado contra a pandemia de COVID-19, em especial no cuidado das populações mais vulneráveis, como os pacientes com câncer, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) manifesta seu apoio ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pela responsabilidade técnica com que tem conduzido os esforços nacionais contra o avanço do novo coronavírus, o SARS-CoV-2.

Por conta do ineditismo das circunstâncias e de tudo o que ainda precisamos aprender para lidar com elas, a SBOC se coloca ao lado do ministro no entendimento de que o conhecimento científico é nosso maior aliado no enfrentamento dessa pandemia, assim como as medidas e políticas pautadas pelo consenso dele advindo, defendidas em escala global pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tais medidas e políticas precisam seguir orientando o Ministério da Saúde na liderança das ações empreendidas em todo o território nacional para defendermos, da melhor maneira possível, de forma responsável, a população brasileira, e a SBOC entende que o ministro Mandetta tem se mantido firme nesse propósito. Sabemos que estamos diante de desafios novos, como o de compreender a ação do vírus em diferentes organismos e quais seriam as terapêuticas mais eficazes e seguras contra ele, mas também diante de problemas antigos, como a precariedade dos nossos sistemas de saúde, cada vez mais agravada pela demanda crescente por cuidado em meio à pandemia.

Para todos esses obstáculos, no entanto, a ciência tem fornecido respostas que, sabiamente, o Ministério da Saúde e lideranças estaduais e municipais utilizam em suas tomadas de decisão. A SBOC faz votos de que sigamos unidos por esse senso de responsabilidade social ao longo de todo o enfrentamento da COVID-19, sem rupturas que, num cenário que demanda coesão, não seriam bem-vindas e comprometeriam a saúde de milhões de brasileiros.

Não passaremos por tudo isso sem perdas, de todas as ordens; mas a saúde e a vida precisam ser cuidadas acima de tudo.

Diretoria da SBOC para a Gestão 2019-2021