Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Cartilhas para pacientes com câncer

Cartilhas para pacientes com câncer

O site da SBOC tem um espaço para informações voltadas aos pacientes com câncer. Nele, é possível fazer download da Cartilha dos Direitos do Paciente Oncológico, da cartilha Prevenção do Câncer ao Alcance de Todos e do livro Comida que Cuida.

Com informações atualizadas, a primeira cartilha traz a revisão das normas legais e jurisprudência existentes. A segunda é um guia prático para prevenção do câncer escrito pelo oncologista clínico Claudio Ferrari, secretário de Comunicação Social da SBOC. Já o livro dá dicas de alimentação, para ajudar a diminuir o desconforto causado pela quimioterapia ou radioterapia e estimular o paciente a comer melhor durante o tratamento. Faça download dos materiais.

Para facilitar o entendimento da doença, alguns dos principais centros de tratamento de câncer também reúnem informações relevantes para os pacientes. Nos folhetos e cartilhas, que podem ser baixados gratuitamente, há desde explicações sobre os principais tipos de tumores até dicas para aliviar os sintomas causados pelo tratamento. Conheça alguns deles.

Orientações aos pacientes e familiares

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) disponibiliza em sua página orientações de apoio ao tratamento. São diversos tópicos, como quimioterapia, radioterapia, sonda alimentar etc. Cada cartilha explica como são feitos os tratamentos, aborda os efeitos colaterais e traz recomendações para que o paciente possa lidar melhor com eles. Confira.

Espaço do paciente

No site do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), há o espaço do paciente, que reúne cartilhas sobre alguns dos principais tipos de tumores que acometem os brasileiros: colo do útero, pulmão, pele e próstata. Nelas, há informações sobre prevenção, causas, sintomas e tratamento. Há ainda material com dicas para aliviar os sintomas causados pela quimioterapia. Clique para acessar.

Saúde e prevenção

A página do A.C. Camargo Cancer Center tem artigos de fácil compreensão sobre diversos temas relacionado ao câncer. Há ainda infográficos com informações detalhadas, a “Palavra do Especialista”, que traz conteúdo produzido pelos médicos do centro, e um espaço dedicado para esclarecimentos sobre mitos e verdades em relação ao câncer. Leia os artigos.

Sintomas e tratamentos

De forma didática, é possível entender os diferentes tipos de tumores no site do Hospital de Câncer de Barretos. A página trata também de sintomas, prevenção e tratamentos. Acesse.