Notícias
Com participação da SBOC, 2º Prêmio Internacional Fiocruz Servier de Oncologia é anunciado
Na manhã desta terça-feira, 13 de junho, o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Dr. Carlos Gil Ferreira, esteve presente no lançamento oficial do 2º Prêmio Internacional Fiocruz Servier de Oncologia, organizado em parceria por Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Servier, com apoio da SBOC e de outras instituições, como o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O anúncio foi feito durante a abertura do 8º Fórum Big Data em Oncologia, realizado em modalidade híbrida pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) com sua equipe do Observatório de Oncologia e a rede do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC).
Como parceira da iniciativa, a SBOC indicou três de seus membros para compor júri que irá avaliar os candidatos do prêmio. Representarão os oncologistas clínicos: a diretora da entidade, Dra. Angélica Nogueira Rodrigues, e os membros do Comitê de Pesquisa Clínica da SBOC, Dra. Camila Venchiarutti Moniz e Dr. Fábio Franke.
Durante a cerimônia, Dr. Carlos Gil agradeceu aos organizadores pelo convite e pela confiança na SBOC. Em seu entendimento, a entidade tem ocupado esses espaços graças a um importante trabalho realizado nos últimos anos, com mudanças na governança e profissionalização da gestão, permitindo mais entrega aos associados e à população brasileira.
“Um dos movimentos internos tem relação com a pesquisa. A maior parte dos associados tem interesse na área e possui menos de 40 anos. Por isso, esse tornou-se um compromisso nosso. Quando falamos em pesquisa de câncer no Brasil, temos que reconhecer os avanços das últimas décadas, mas ainda há muito mais para fazermos”, comentou o presidente da entidade, antes de anunciar que própria instituição irá lançar um edital de pesquisa ainda este ano.
“Vocês saberão mais detalhes nas próximas semanas, mas a SBOC utilizará recursos próprios para apoiar projetos de pesquisa no Brasil. Acho que essa é uma maneira de a gente contribuir para gerar informação que possa mudar o cenário da oncologia no país”, completou Dr. Carlos Gil.
O ex-presidente da SBOC, Dr. Roberto de Almeida Gil, atual diretor do INCA, também esteve na cerimônia e felicitou a novidade. “Desenvolver esse prêmio é reconhecer quem está sendo inovador e buscando soluções e caminhos. Temos que mostrar que esse esforço está sendo recompensado”, celebrou.
2º Prêmio Internacional Fiocruz Servier de Oncologia
O objetivo da iniciativa é promover e incentivar a pesquisa de inovação com forte potencial de desenvolvimento terapêutico para projetos em oncologia, visando o benefício de pacientes com câncer, em projetos de plataformas com aplicações para desenvolvimento terapêutico e/ou diagnóstico em diferentes tipos de câncer.
Serão avaliadas inscrições de pesquisadores e grupos de pesquisas – de instituições públicas e privadas – que atuem com tumores sólidos (preferencialmente de trato gastrointestinal, de mama, pulmão e útero) e tumores hematológicos (leucemia mieloide aguda, leucemia linfoide aguda e linfoma não Hodgkin).
A premiação total distribuirá 150 mil euros divididos para três projetos – 50 mil para cada – em dois anos. A submissão deverá ser feita até 30 de agosto em [email protected]. O edital completo estará disponível nos sites da SBOC, da Fiocruz e da Servier em 14 de junho.