Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Com participações da SBOC, Câmara realiza seminário para integração dos centros e unidades especializadas em oncologia

Com participações da SBOC, Câmara realiza seminário para integração dos centros e unidades especializadas em oncologia

Começou ontem, 29 de agosto, em Brasília (DF), e continua hoje (30), o seminário “Integração dos centros e unidades especializadas em oncologia”, promovido pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar as ações de combate ao câncer no Brasil. Dra. Anelisa Coutinho, presidente eleita da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), participou de dois dos três painéis realizados no primeiro dia do evento. Um deles discutiu “Acesso – prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação”, enquanto o outro abordou “Tratamento oncológico – radioterapia, quimioterapia e cirurgia”.

No primeiro módulo – moderado pelo deputado federal Weliton Prado, presidente da Comissão – a oncologista clínica apresentou alguns números do câncer ao redor do mundo e lembrou que o diagnóstico é um fator primordial no tratamento. No Sistema Único de Saúde (SUS), exemplificou, 50% dos pacientes oncológicos têm diagnósticos tardios, diminuindo os prognósticos.

“Prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação têm que andar juntos. Quando mais prevenção tivermos, menos diagnósticos faremos. Quando mais diagnósticos precoce tivermos, mais tratamentos efetivos poderemos oferecer”, ressaltou Dra. Anelisa.

No bloco seguinte, a moderação ficou por conta de Dr. Igor Morbeck, membro do Comitê de Tumores Geniturinários da SBOC. Entre outros pontos, ele afirmou que um dos principais gargalos na linha de cuidados dos pacientes oncológicos é a falta de uma política de prevenção. “Sabemos que se agirmos na prevenção, o custo final do tratamento oncológico é absurdamente inferior. E parte dos recursos que estão limitados no país poderiam ser destinados para prevenir”, comentou.

Complementando essa visão, Dra. Anelisa ressaltou a importância da jornada do paciente, sobretudo no sistema público, defendendo que haja uma porta de entrada onde seja possível realizar diagnósticos precoces e chegar a especialistas, em casos de suspeitas de câncer, que tenham acesso a métodos eficientes de investigação.

Além disso, a presidente eleita da SBOC apresentou algumas ações da entidade em diferentes frentes da oncologia clínica e apresentou a “Proposta para garantir o efetivo acesso a antineoplásicos incorporados ao SUS”.

Também participaram do primeiro dia de seminário os deputados Dr. Frederico, Silvia Cristina, Leo Prates e Maria do Rosário, o senador Dr. Hiran Gonçalves, a ministra da Saúde, Dra. Nisia Trindade, o presidente do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e ex-presidente da SBOC, Dr. Roberto Gil, o ex-ministro da Saúde e membro do Comitê de Políticas Públicas da SBOC, Dr. Nelson Teich, Dr. Marcus Simões, presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia, Dr. Héber Salvador de Castro Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, entre outros.

O evento continua nesta quarta-feira, 30 de agosto, e contará com a presença do presidente em exercício da SBOC, Dr. Carlos Gil Ferreira, e da diretora-executiva da entidade, Dra. Marisa Madi. As gravações deste primeiro dia estão disponíveis aqui e aqui.