Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Com presença de ministro da Saúde, SBOC participa de reunião de abertura das atividades do Consinca em 2025

Com presença de ministro da Saúde, SBOC participa de reunião de abertura das atividades do Consinca em 2025

O Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Câncer (Consinca) realizou nesta quinta-feira, 10 de abril, em Brasília (DF), sua primeira reunião do ano. Na pauta, estiveram as principais ações desenvolvidas no ano passado pelo INCA e pela Coordenação-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (CGCAN). 

Uma das autoridades presentes foi o ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, que ressaltou que o cuidado com o câncer é uma das prioridades do Governo Federal. “Estou absolutamente convencido de que temos tudo para consolidar a maior rede pública de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer no mundo”, disse. “Pelo tamanho que é o Brasil, pela responsabilidade constitucional que nós temos da Saúde como direito e pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, completou o médico. 

Ele também definiu o papel do Consinca como fundamental para a construção desta rede, reunindo entidades – como as Sociedades de Especialidades – que possam municiar a pasta com as melhores evidências científicas para a construção de políticas públicas que possam fazer avançar o cenário do cuidado oncológico no país.

Coordenador-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, Dr. José Barreto Carvalheira, afirmou que o momento é de otimismo no Ministério da Saúde. “Primeiro, criamos a CGCAN, agora estamos criando uma Diretoria do Câncer. Estamos fazendo reuniões a cada 15 dias junto com o ministro da Saúde para pautar o câncer como prioridade máxima e o nosso plano operativo já está desenhado”, explicou o gestor.

Segundo a Presidente da SBOC, Dra. Angélica Nogueira, é muito satisfatório observar que a oncologia esteja sendo tratada com a importância que merece pelas autoridades da Saúde. “Agora temos a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e a Rede de Prevenção e Controle do Câncer (RPCC), que se bem aplicadas, poderão transformar a realidade do cuidado de tumores no Brasil”, disse. Nesse sentido, explica a oncologista clínica, a Sociedade permanece à disposição para oferecer subsídios técnicos aos gestores.

Também participaram da reunião a Diretora-Executiva da SBOC, Dra. Marisa Madi; o diretor do INCA e ex-presidente da SBOC (Gestão 2003-2025), Dr. Roberto de Almeida Gil; o Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Dr. Mozart Sales; o Presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Dr. Angelo Maiolino; a Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Dra. Fatima Cristina Mendes de Matos, a Presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, representantes da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), entre outros representantes de sociedade médicas e organizações da sociedade civil.