Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Com SBOC no júri científico, 2º Prêmio Internacional Fiocruz Servier de Oncologia anuncia vencedores

Com SBOC no júri científico, 2º Prêmio Internacional Fiocruz Servier de Oncologia anuncia vencedores

Nesta quinta-feira, 13 de junho, aconteceu a cerimônia de entrega do 2º Prêmio Internacional Fiocruz Servier de Oncologia, iniciativa conjunta entre Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e L’Institut Servier, que distribuiu 150 mil euros para três projetos de pesquisa com potencial de desenvolvimento de novas terapias e abordagens para o tratamento do câncer.

Parceira do projeto, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) indiciou três associados para compor o júri científico: Dra. Angélica Nogueira, Presidente Eleita da entidade, e Dr. Fábio Franke e Dra. Camila Venchiarutti Moniz, respectivamente coordenador e membro do Comitê de Pesquisa Clínica da Sociedade. Também avaliaram os estudos indicados da Servier, da Fiocruz, do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Sociedade Brasileira de Auditoria Médica (SBAM).

Os projetos foram randomizados de modo que os representantes das instituições não avaliaram estudos oriundos de pesquisadores das mesmas entidades. E os premiados foram escolhidos a partir das maiores médias de notas, considerando critérios como necessidade médica não atendida; nível de benefício clínico potencial; e grau de inovação tecnológica.

A 1ª posição ficou com o projeto “Estudo NextGeNETS: Perfil molecular de neoplasias neuroendócrinas após alquilantes e resposta a imunoterapia”, liderado pela Dra. Rachel Riechelmann, associada SBOC e diretora do Departamento de Oncologia do A.C. Camargo Cancer Center.

Líder do Centro de Referência do Aparelho Digestivo Alto da mesma instituição e também membro da SBOC, o Dr. Tiago Cordeiro Felismino é o autor responsável pelo estudo “ctDNA e predição de resposta à terapia neoadjuvante em câncer de pâncreas localmente avançado”, que ficou na 2ª colocação.

O 3º contemplado foi o estudo “Potencializando células CAR-T em um protocolo ultrarrápido de manufatura”, cujo responsável foi o Dr. Martin Bonamino, chefe da área do Programa de Imunoterapia Celular e Gênica do INCA.

Durante a cerimônia, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Dr. Marco Krieger ressaltou a importância da parceria com a Servier, com o INCA, e com as entidades que fizeram parte do júri científico, como a SBOC.

Ao todo, conforme apresentação de Dr. Krieger, foram 37 inscritos avaliados e os três projetos receberão 50 mil euros cada para financiar o desenvolvimento da pesquisa ao longo de dois anos. O valor poderá ser usado para finalidades diversas, como pagamento de bolsas de pesquisa, passagens e diárias para congressos, testes e serviços, além da compra de equipamentos, materiais, insumos e reagentes.