Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Comissão Executiva do Congresso SBOC se reúne com poder público de Salvador

Comissão Executiva do Congresso SBOC se reúne com poder público de Salvador

A quatro meses do maior evento híbrido em oncologia da América Latina, membros da Comissão Executiva do XXII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica se reuniram com o prefeito de Salvador (BA), o secretário de Turismo da Bahia e outras autoridades do poder público local.

Entre os principais assuntos tratados estiveram os protocolos de segurança para receber o público presencial esperado na capital baiana. “Será um grande momento de reencontro da comunidade oncológica nacional. Planejamos com todos os envolvidos os protocolos mais seguros já desenvolvidos até aqui, que são atualizados à medida que novas formas de controle da pandemia avançam – em especial, a vacinação, considerando-se que o público será, majoritariamente, formado por profissionais da saúde já vacinados”, reforçou a presidente da SBOC e da Comissão Executiva do evento, Dra. Clarissa Mathias, durante os encontros.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), apresentou o cronograma de vacinação da cidade e as medidas que a capital baiana tem tomado para se tornar um dos primeiros municípios brasileiros a retomar o funcionamento regular das atividades de comércio, serviços e turismo. Com a expectativa de vacinar toda a sua população adulta até 30 de agosto, Salvador anunciou, na última terça-feira (27), o cadastro para vacinação de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos.

Ainda assim, avalia o diretor executivo da SBOC e membro da Comissão Executiva do evento, Dr. Renan Clara, a variante Delta do novo coronavírus preocupa. “Essa inquietação evidencia o cuidado do poder público local e da SBOC em garantir a segurança de todos os participantes e a melhor experiência possível na cidade de Salvador, tão conhecida por suas riquezas históricas e culturais e sua população acolhedora e cosmopolita”, garante. “Os diálogos com os governos estadual e municipal seguirão com a mesma abertura e transparência demonstrada por todas as partes nestes primeiros e tão promissores encontros.”

As lideranças da SBOC também se reuniram com o secretário de Turismo da Bahia, Luís Maurício Bacellar Batista, e a assessora especial do Gabinete e coordenadora da área de Patrocínio a Eventos Turísticos do órgão, Eloisa Caldeira, e discutiram como viabilizar o Congresso desde a chegada dos médicos ao estado até seu retorno. “Como se trata do primeiro evento com pessoas vacinadas na região, discutimos com o secretário o desenvolvimento de um protocolo diferenciado junto ao governo estadual, que já programou diálogos da SBOC com aeroportos, rede hoteleira e demais serviços locais. Esse amparo do governo é fundamental para o congresso”, diz Dra. Clarissa Mathias.

Um congresso do tamanho da SBOC

O público inicial previsto para a programação presencial do SBOC 2021 é de até 1.500 participantes, entre médicos e demais profissionais ligados ao cuidado oncológico e à gestão da saúde, quantidade possível de ser acomodada nas instalações do Centro de Convenções de Salvador obedecendo-se o distanciamento mínimo dos protocolos vigentes até o momento.

De acordo com Dr. Renan Clara, haverá reavaliação periódica dos protocolos de segurança, considerando a possibilidade de o evento receber ainda mais participantes – devidamente distanciados em conformidade com eventuais novos critérios técnicos.

“A Bahia é o berço do Brasil e onde o brasileiro encontra muito das suas origens. Para a SBOC, é natural que o reencontro da comunidade oncológica nacional se dê na capital baiana, e estamos trabalhando intensamente para que esse momento tenha tamanho e importância à altura dessa responsabilidade”, diz Dra. Clarissa Mathias.

A SBOC retorna em agosto a Salvador para retomar os diálogos com o poder público e stakeholders da área do turismo. O XXII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica está com inscrições abertas, e o prazo para submissão de trabalhos se encerra amanhã (30). Saiba mais em www.congressosboc.com.br.