Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Confira a programação do último dia do Congresso

Confira a programação do último dia do Congresso

O sábado (28) encerra o XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica com atividades especiais. No Simpósio de Cardio-Oncologia (sala 8), às 8h, Ludhmila Abrahão Hajjar (SP) expõe o que há de mais novo no tratamento da cardiotoxicidade. Já no bloco com início às 14h, destaque para a abordagem das emergências oncológicas, apresentada por Rafael Alves Franco (SP).

Haverá ainda um módulo dedicado aos jovens oncologistas (sala 9), no primeiro horário da manhã. A ideia é discutir as opções para construção da carreira, vivência no exterior, qualidade de vida, atuação no sistema público, no privado e na área acadêmica. O ponto alto será a mesa-redonda em que oncologistas de norte a sul falarão sobre suas experiências de vida nas diferentes regiões do país.

Das 10h30 às 12h, ocorrerá o Simpósio de Tecnologia da Informação na Oncologia (sala 4), com participação das empresas IBM, Microsoft e Varian. Serão discutidas as possíveis contribuições dessa área para um melhor manejo das doenças oncológicas no Brasil. “Trata-se de um momento especialmente interessante, com várias soluções baseadas no uso de inteligência artificial para facilitar o trabalho médico já em uso ao redor do mundo”, afirma o Dr. Claudio Ferrari, um dos coordenadores do encontro.

O Workshop Patologia do Câncer de Pulmão (sala 3), das 13h às 17h, é uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP). Além de discussões de casos, os principais temas são a importância do diagnóstico histológico completo e os avanços na patologia molecular com benefícios imediatos para o paciente. “Hoje temos os biomarcadores; amanhã teremos os nanomarcadores. Daqui adiante, o diagnóstico multidisciplinar terá um papel central, principalmente na medicina personalizada. Os patologistas e os oncologistas precisam dialogar e trabalhar bem próximos”, acredita o presidente da SBP, Clovis Klock.

O Simpósio de Psico-Oncologia (sala 6) será realizado durante todo o sábado, começando com uma conferência a respeito das evidências sobre intervenções em psico-oncologia e suas implicações na prática clínica. À tarde, será promovida uma reflexão sobre as emoções na transição entre a vida e a morte, seguida de lançamento de livro com este tema.

A entrada nessas atividades mencionadas acima é gratuita para congressistas, mas é necessário inscrever-se em cada uma delas, pois as vagas são limitadas. É possível ainda fazer a inscrição separada como ticketed session: http://bit.ly/2hZ6zlz.

Este também é o dia dos temas livres (sala 9). De acordo com o Dr. Jorge Sabbaga, coordenador da comissão julgadora, os 15 melhores trabalhos científicos dos 850 submetidos serão objeto de exposições orais, que começam às 10h30 e seguem até 17h. “Esse é um dos pontos altos do Congresso; trabalhos feitos por brasileiros, muitos deles inovadores e com nível para estarem nos mais renomados congressos internacionais”, afirma. Outros 170 foram selecionados para apresentação na forma de pôster (sala 11). “A avaliação foi feita de maneira absolutamente cega; o critério foi puramente de mérito”, reforça Sabbaga. “A ciência brasileira está crescendo em qualidade e em quantidade.”

Acesse toda a programação no site do evento. O aplicativo também está disponível para Android e iOS nas lojas virtuais como I Semana Onco.    

Sobre o XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica

O XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica acontece no Rio de Janeiro, de 25 a 28 de outubro. Inclui dezenas de atividades, com mais de 3,5 mil participantes. Em paralelo, acontece também a I Semana Brasileira da Oncologia.

Veja a cobertura completa do Congresso. Acompanhe também as novidades pelo Facebook e LinkedIn.