Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Confira os destaques do Congresso de Oncologia Clínica nesta quinta

Confira os destaques do Congresso de Oncologia Clínica nesta quinta

No segundo dia do XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica (quinta-feira, 26), haverá atividades científicas simultâneas em 12 salas. Veja alguns dos destaques.

No módulo de câncer de pulmão avançado (sala 9), o bloco sobre diagnóstico e tratamento de pacientes portadores de mutações-alvo, com ênfase em mutações do EGFR, das 8h às 10h, terá como um dos destaques a apresentação de Michael Offin, dos Estados Unidos, a respeito de padrões de progressão da doença e a importância do diagnóstico molecular.

No módulo de linfoma e mieloma (sala 7), o primeiro bloco, também das 8h às 10h, terá uma aula sobre quando testar e como tratar os linfomas Double Hit. O apresentador é Jonathan Friedberg (Estados Unidos).

A sessão sobre controvérsias no tratamento de câncer de próstata com comprometimento linfonodal (N+) será das 9h30 às 10h, na sala 9. Daniel Danila, também dos EUA, desenvolverá o tema “Conduta na doença pN+ após prostatectomia: seguimento versus hormonioterapia versus radioterapia”. Já Gustavo Franco Carvalhal (RS), discutirá se existe papel para linfadenectomia de resgate após prostatectomia.

Às 10h30, no módulo de melanoma (sala 6), o palestrante Christian Blank, da Holanda, falará sobre como combinar estratégias de imunoterapia no tratamento. A sessão de gliomas de alto grau, no módulo de neuro-oncologia (sala 12), também às 10h30, terá a aula “Atualização em imunoterapia e outros tratamentos promissores”, de David Reardon (EUA).

Em câncer de mama – doença localizada (sala 2), das 11h30 às 12h30, os congressistas podem conferir a mesa-redonda relativa a aspectos importantes no manejo das pacientes pré-menopáusicas. Os palestrantes são Mark Clemons, do Canadá, com o tema “Terapia endócrina adjuvante na mulher pré-menopáusica. Quais as alternativas e como selecionamos as pacientes para cada uma delas?”, e Mariana Chávez-McGregor, dos Estados Unidos, com a apresentação “Sexualidade, fertilidade e gravidez durante e depois do tratamento adjuvante: o que temos que saber”.

Ainda na programação matinal de câncer ginecológico (sala 1), Stuart Lichtman, oncologista clínico do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York (EUA), fará a conferência “Impacto clínico de terapias alvo-direcionadas no carcinoma epitelial de ovário”.

Outra convidada internacional, Andrea Cercek, dos Estados Unidos, falará sobre o que fazer pós-progressão a platina e gencitabina em tumores de vias biliares avançados, às 14h, na sessão fígado, vias biliares e peritônio do módulo de câncer gastrintestinal alto (sala 4).

“Happiness and oncology: a guide for health care professionals” é o título da palestra de Mark Clemons dirigida a todos os oncologistas clínicos, às 15h, na sala 11.

Acesse toda a programação no site do evento. O aplicativo também está disponível para Android e iOS nas lojas virtuais como I Semana Onco.

Sobre o XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica

O XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica acontece no Rio de Janeiro, de 25 a 28 de outubro. Inclui dezenas de atividades, com mais de 3,5 mil participantes. Em paralelo, acontece também a I Semana Brasileira da Oncologia.

Veja a cobertura completa do Congresso. Acompanhe também as novidades pelo Facebook e LinkedIn.