Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Daratumumabe para mieloma múltiplo está disponível no Brasil

Daratumumabe para mieloma múltiplo está disponível no Brasil

Aprovado em 30 de janeiro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de mieloma múltiplo, o daratumumabe (Dalinvi®) foi precificado na semana passada e já está disponível no mercado brasileiro. A droga tem duas indicações terapêuticas: para o tratamento de pacientes com mieloma múltiplo que receberam pelo menos um tratamento prévio, em combinação com bortezomibe e dexametasona; e em monoterapia para o tratamento de pacientes com mieloma múltiplo que receberam pelo menos três linhas de tratamento prévio, incluindo um inibidor de proteassoma (IP) e um agente imunomodulador ou que foram duplamente refratários a um IP e a um agente imunomodulador.

De acordo com o laboratório fabricante, o medicamento foi avaliado em regime de priorização pela Anvisa, o que antecipou em um ano e meio o acesso dos brasileiros à terapia, disponibilizada praticamente ao mesmo tempo em que os principais países do mundo. O Brasil foi o segundo a ter o medicamento aprovado para o tratamento combinado da doença a partir da segunda linha.

Daratumumabe é um anticorpo monoclonal humano que se liga à proteína CD38 expressa em nível alto na superfície de células em diversas doenças hematológicas malignas, incluindo células tumorais de mieloma múltiplo, assim como outros tipos de células e tecidos em vários níveis. Há dez anos não surgiam opções de tratamento com novos mecanismos de ação para mieloma múltiplo no país.