Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Diretor da SBOC fala ao Portal Terra sobre a relação do HPV com o câncer de cabeça e pescoço

Diretor da SBOC fala ao Portal Terra sobre a relação do HPV com o câncer de cabeça e pescoço

O Vice-Presidente da SBOC, Dr. Luiz Adelmo Lodi, explicou a relação do HPV com o câncer de cabeça e pescoço durante entrevista ao Portal Terra. Dentre os mais de cem tipos de HPV, há 12 variações que podem causar câncer, como revela o oncologista. As formas mais preocupantes são as identificadas como 16 e 18.

O HPV já era relacionado com o câncer de colo de útero e outros tumores genitais há anos. Mas sua relação com a cabeça e o pescoço é recente. Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) indica que 80% dos casos de câncer de amígdala estão relacionados com o vírus, em comparação com 25% dos pacientes há 20 anos.

Homens acima dos 40 anos de idade, com hábitos de beber e fumar, são os mais atingidos pelo câncer de cabeça e pescoço. No entanto, há um crescimento no número de jovens com a doença, e isso está relacionado com o HPV.

Ainda de acordo com o diretor da SBOC, cerca de 80% da população será infectada por algum tipo de HPV durante a vida. “Na maioria dos casos, a infecção se cura ou entra em equilíbrio porque o sistema imunológico a neutraliza”, informa o especialista.

Confira a matéria na integra: http://doutissima.com.br/2015/07/27/hpv-aumenta-chance-de-desenvolver-cancer-de-cabeca-e-pescoco-14704213/