Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Diretora da MASCC comenta guia de cuidados de final de vida

Diretora da MASCC comenta guia de cuidados de final de vida

 

Na segunda-feira, 13 de junho, às 19h30, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e a Multinational Association of Supportive Care in Cancer (MASCC) lançam o guia inédito “Cuidando de Pacientes com Câncer Avançado nas Últimas Semanas de Vida”. No vídeo acima, Dra. Camilla Zimmermann, diretora da MASCC, comenta sobre o material.

“A comunicação no final da vida é particularmente significativa para pacientes, familiares e médicos. É importante ter uma abordagem estruturada, mas também ouvir ativamente e expressar empatia. Acompanhe sempre o ritmo do paciente ou dos familiares, certifique-se de que eles estão compreendendo e mantenha seus valores em mente”, resume Dra. Camilla.

Médica no Princess Margaret Cancer Centre em Toronto (Canadá) e especialista em cuidados paliativos, Dra. Camilla diz ter sido um prazer colaborar com a SBOC na produção deste documento. Ela esteve particularmente envolvida na seção que fala sobre comunicação no final da vida.

No guia são abordados ainda alguns princípios básicos da relação médico-paciente, habilidades para comunicar más notícias, reuniões com familiares, interrupção do tratamento contra o câncer, sintomas físicos e psicológicos, cuidados espirituais e no luto, desafios éticos e práticos, temas legais, qualidade no final da vida, entre outros.

Siga a página da SBOC no Instagram para ser notificado(a) sobre o início da live.