Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Dra. Patricia Ashton-Prolla é a vencedora do Prêmio SBOC de Protagonismo Feminino

Dra. Patricia Ashton-Prolla é a vencedora do Prêmio SBOC de Protagonismo Feminino

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1992, Dra. Patricia Ashton-Prolla fez residência em genética médica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) entre 1993 e 1995 e tornou-se doutora em Ciências Biológicas em 1999.

Do Sul do Brasil, a médica nascida em 1968, também partiu para estudos fora do país. Nos Estados Unidos, por exemplo, fez especializações em genética clínica e em genética molecular em instituições como a Mount Sinal School of Medicine e o American College of Medical Genetics.

Atualmente, é médica geneticista e diretora de Pesquisa do HCPA e médica geneticista na Oncoclínicas. Na UFRGS, é professora de Genética. Também faz parte dos quadros da Sociedade Brasileira de Genética Médica e do American College of Medical Genetics. Além do foco em genética, especializou-se, ainda, em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) desde 2018, Dra. Patrícia integre o Comitê de Oncogenética e Oncogenômica da entidade e agora acaba de ser prestigiada com Prêmio SBOC de Protagonismo Feminino na Oncologia. O reconhecimento é entregue às mulheres que contribuem significativamente na promoção de ambientes profissionais equânimes e que sejam reconhecidas por sua atuação na especialidade.

Nos anos anteriores, receberam essa premiação a Dra. Angelita Gama (2019), Dra. Rachel Riechelmann (2021) e Dra. Aline Lauda Freitas Chaves (2022).

A SBOC conversou com Dra. Patricia Ashton-Prolla e fez a ela três perguntas sobre a sua carreira. Confira a seguir:

Por que escolheu atuar na área da oncologia?

Trabalho na oncogenética que congrega atuações com pacientes, com a ciência e tecnologia e com a pesquisa. Ao atender pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer hereditário, consigo aplicar conceitos de ciência básica e resultados de pesquisas para oferecer todas informações necessárias ao paciente no aconselhamento genético.

Você tem algum sonho relacionado a essa especialidade?

A implantação de uma linha de cuidado para a pessoa com predisposição ao câncer hereditário no Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma frase que te inspira?
“Se as coisas são inatingíveis… ora! Não é motivo para não querê-las… Que tristes os caminhos, se não fora a mágica presença das estrelas!” – Mário Quintana.