Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Dra. Renata Bonadio é a nova editora do SBOC Review

Em 2023, Dra. Renata Colombo Bonadio será a editora do SBOC Review – seleção de artigos sobre oncologia recém-publicados nos melhores periódicos científicos e comentados por especialistas. Quinzenalmente, o material é divulgado nos canais de comunicação da SBOC com exclusividade para os associados.

Dra. Renata é vinculada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde graduou-se, fez residência e foi preceptora do programa residência médica de oncologia clínica. No Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) é médica oncologista e pesquisadora. Também atua na Oncologia D’Or e no Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.

Para a nova editora, a oncologia é uma especialidade em constante renovação, com padrões alterados anualmente. “Quem atua no cuidado do paciente com câncer necessita de contínua atualização. Além das novas terapias, é necessário conhecer o manejo de suas toxicidades e aprimorar outras noções. Assim, o SBOC Review é uma estratégia que permite contribuir para a atualização dos oncologistas brasileiros em relação às principais novidades”, comenta.

Na posição, Dra. Renata pretende dar continuidade ao importante trabalho de disseminação de conhecimento que tem sido feito. “Manteremos uma seleção criteriosa de estudos relevantes apresentados ou publicados em 2023, sendo oferecida uma discussão de cada trabalho por associados da SBOC. A avaliação da metodologia de um estudo e a análise crítica de seus resultados são pontos essenciais no processo de formação do conhecimento e no estabelecimento adequado de condutas para a prática clínica.”

Como formação complementar, Dra. Renata tem qualificações como ter sido Teaching Assistant no curso Principles and Practice of Clinical Research da Universidade de Harvard (EUA), ter realizado o curso Oncogenética em Foco em uma iniciativa da SBOC em parceria com a Universidade de Chicago (EUA) e ter estagiado no MD Anderson Cancer Center (EUA), entre outras.

Ela será a segunda mulher a assumir a posição de editora do SBOC Review, iniciativa que a Sociedade mantém desde 2017. Dra. Renata substituirá Dr. Guilherme Harada, responsável pela função ao longo de 2022.