Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Folha de S.Paulo destaca pesquisa da SBOC sobre COVID-19 e câncer

Folha de S.Paulo destaca pesquisa da SBOC sobre COVID-19 e câncer

A campanha nacional “Contra o câncer e sem COVID-19”, iniciativa da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) para encorajar a retomada segura dos cuidados oncológicos durante a pandemia do novo coronavírus, foi destaque nesta terça-feira, 1º de setembro, na coluna da jornalista Mônica Bergamo, no jornal Folha de S.Paulo.

A nota apresenta dados de pesquisa realizada pela SBOC com seus associados, distribuídos em todo o território nacional, a respeito do impacto da COVID-19 no atendimento a pacientes com câncer. Cento e vinte oncologistas clínicos participaram, sendo que 74% deles relaram que um ou mais pacientes interromperam ou adiaram o tratamento por mais de um mês durante a pandemia.

Ainda de acordo com a pesquisa, os procedimentos em que os pacientes mais enfrentaram dificuldades no período foram cirurgias (67,5%) e exames de prosseguimento (22,5%). Somente 0,83% dos entrevistados acreditam que seus pacientes não enfrentaram nenhum problema.

Os resultados na íntegra dessa pesquisa serão divulgados em breve pela SBOC, junto a medidas para proteção do paciente oncológico na continuidade do tratamento.

Acesse a coluna da jornalista Mônica Bergamo, disponível para assinantes do jornal Folha de S.Paulo.