Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Gincana Virtual de Oncologia da SBOC reúne médicos residentes de todo o país em competição

Gincana Virtual de Oncologia da SBOC reúne médicos residentes de todo o país em competição

A partir de 4 de julho, médicos residentes de Oncologia Clínica de todo o país vão se enfrentar na Gincana Virtual de Oncologia da SBOC, competição on-line que vai testar os conhecimentos dos participantes na área. Serão 224 competidores, de 71 instituições em 16 estados.

Um dos organizadores do evento, Dr. João Nunes, vice-presidente para ensino da SBOC, explica que a ideia de promover uma gincana on-line foi inspirada em uma competição realizada, em 2015, entre escolas de medicina da Bahia, idealizada pela Dra. Clarissa Mathias, secretária geral da SBOC. Ele ressalta a importância da iniciativa. “A gincana servirá como catalisador do interesse dos residentes em estudar Oncologia, e a competição entre jovens médicos é um potente estimulante para isso. Junta-se o gosto pelo estudo ao desafio proporcionado pela competição”, avalia.

Na Gincana Virtual de Oncologia da SBOC, a cada 15 dias um caso clínico será inserido no sistema on-line. Ao longo da semana, os competidores deverão responder de uma a cinco perguntas sobre ele. A pontuação vai levar em consideração o tempo para a resposta e a alternativa correta. “Serão exigidos conhecimentos gerais de Oncologia, como diagnóstico, estadiamento e história natural da doença, mas também epidemiologia, biologia molecular e domínio sobre o tratamento dos principais tumores”, explica Dr. Nunes.

Qualidade técnica

O fato de a competição ser organizada pela SBOC garante a qualidade e idoneidade da disputa. O nível de complexidade de todos os casos clínicos e questões enviados aos candidatos será padronizado e todos os passos da competição serão registrados on-line, de modo a garantir a transparência ao longo do processo.

“A SBOC tem como missão disseminar o melhor conhecimento da Oncologia e esta competição é parte dessa missão”, resume o Dr. Nunes. Além dele e da Dra. Clarissa Mathias, a Dra. Clarissa Baldotto, membro da Comissão de Ética da SBOC, também integra a Comissão Científica da gincana.

Prêmios

Ao final da disputa, o vencedor receberá uma semana de preceptorship em uma instituição internacional de referência, a ser definida pela SBOC. Há ainda outros prêmios em disputa. O segundo colocado será presenteado com um pacote para ASCO 2017, incluindo passagem, estadia e inscrição.

Quem atingir a terceira posição ganhará a anuidade da SBOC para 2017, além de inscrição gratuita para o Congresso da SBOC. Por fim, o competidor com a quarta melhor colocação receberá a anuidade da SBOC para 2017. Os dez primeiros colocados terão sua posição divulgada no site da gincana.

Para mais informações e para assistir aos vídeos explicativos dos casos clínicos da gincana, acesse o site do evento.