Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Harmonia entre profissionais de saúde humaniza o tratamento do câncer

Harmonia entre profissionais de saúde humaniza o tratamento do câncer

Na quinta-feira (26/3), profissionais e estudantes do Centro de Oncologia de Pernambuco (Ceon) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e da Liga de Oncologia de Pernambuco (Lope) lançam o livro Oncologia – uma abordagem multidisciplinar (Editora Carpe Diem, 826 páginas, R$ 150). O evento acontece no auditório da Sociedade de Medicina de Pernambuco, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, às 19h.

O livro, que terá toda renda revertida ao Ceon, foi organizado pelos médicos oncologistas Cristiana Tavares, Carla Limeira e Vera Morais (todos do serviço do Huoc), como também pelo estudante de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco Nildevande Firmino Lima Júnior. A publicação tem como objetivo orientar e despertar nos estudantes e profissionais de saúde um maior interesse pelos diferentes tipos de câncer.

A obra ainda traz temas relacionados a tratamento adequado e humanizado, fatores de risco, diagnóstico e prevenção. Trata-se de um novo jeito de olhar o paciente, que vai muito além da preocupação com a doença.

“Essa abordagem multidisciplinar está cada vez mais forte, pois trabalhamos focados na melhoria da qualidade de vida do paciente”, diz a oncologista Cristiana Tavares. Foram cerca de 120 autores envolvidos nesse trabalho. Entre eles, oncologistas, pneumologistas, cirurgião torácico, enfermeiros, farmacêuticos e odontólogos, além de outros.

A chefe do Ceon, Carla Limeira, destaca a atuação dos profissionais da Universidade de Pernambuco (UPE). “É importante dizer que 80% dos autores foram da UPE. Isso nos deixa motivados em seguirmos em frente com o nosso trabalho, focado no bem-estar físico, psicológico, emocional e espiritual do paciente,” frisa.

“O livro é uma produção científica diferenciada com caráter realmente multidisciplinar”, declara Nildevando Firmino Lima Júnior. “É preciso trabalharmos de modo integrado para suprir as diferentes necessidades do paciente com câncer. O livro retrata bem essa harmonia entre várias especialidades”, complementa a oncologista e diretora do Ceon Pediátrico, Vera Morais.

Fonte: http://blogs.ne10.uol.com.br/casasaudavel/2015/03/26/harmonia-entre-profissionais-de-saude-humaniza-o-tratamento-do-cancer/