Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Hospital do Câncer Aldenora Bello: ampliação do serviço de radioterapia e construção da UTI pediátrica

Hospital do Câncer Aldenora Bello: ampliação do serviço de radioterapia e construção da UTI pediátrica

O Hospital do Câncer Aldenora Bello, em São Luís do Maranhão, aguardava, desde 2012, a ampliação de seu serviço de radioterapia por meio do Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde (MS). Devido a entraves com o projeto do governo federal, a direção do hospital decidiu iniciar a obra com recursos próprios.

Atualmente, o hospital, que atende a totalidade da demanda por radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Maranhão, conta com dois aparelhos de radioterapia, uma bomba de cobalto e um acelerador linear. “Como o primeiro já é bastante antigo e o segundo chegou à meia vida útil, ficamos receosos de nos ver com os aparelhos sem condições de funcionar diante da crescente fila de pacientes”, explica a oncologista clínica Rachel Cossetti, diretora geral do Hospital do Câncer Aldenora Bello e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

O projeto, iniciado no começo de 2015, prevê a construção de três bunkers, que devem ser inaugurados no segundo semestre de 2017. Como o hospital é uma instituição filantrópica – recebe mais de 80% dos recursos por meio de repasses do SUS – a obra está sendo tocada com um misto de recursos próprios e financiamento bancário, além de doações da população. Além disso, foi celebrado convênio com o governo do estado do Maranhão para a aquisição de um dos aceleradores lineares.

No Maranhão, a fila de espera para conseguir tratamento radioterápico chega a 600 pessoas. “Dependendo da tecnologia necessária, o paciente leva de dois a seis meses para conseguir a radioterapia. A falta de aparelhos é um problema nacional”, diz a Dra. Rachel. “Com os novos bunkers, esperamos reduzir em dois terços o tamanho da fila de espera”, afirma.

UTI pediátrica

Por causa de uma exigência do Ministério da Saúde, o Hospital do Câncer Aldenora Bello, que contava com uma UTI pediátrica referenciada fora da instituição, terá de implantar a sua própria. A previsão é que o hospital tenha cinco leitos de UTI pediátrica. Para a execução da obra, precisará fechar oito leitos de internação. “Para suprir pelo menos parte da demanda que será gerada com o fechamento desses leitos, estamos finalizando a ampliação do setor de quimioterapia ambulatorial”, explica a Dra. Rachel.

Para montar sua própria UTI pediátrica, o Aldenora Bello conta com recursos arrecadados pela campanha McDia Feliz, do Instituto Ronald McDonald, emenda parlamentar elaborada pelo deputado estadual Eduardo Braide e pela atuação de um grupo de mulheres da sociedade maranhense. “Lideradas pela empresária Rafaela Albuquerque, esse grupo está nos ajudando a arrecadar dinheiro para conseguir fazer essa obra”, explica a Dr. Rachel. “Mesmo depois de instalada a UTI, precisaremos continuar sensibilizando a população, além de buscar apoio do governo estadual, pois os custos de manutenção são altos”, explica a Dr. Rachel. “Mas o esforço vale a pena porque teremos uma UTI pediátrica referência em tratamento de oncopediatria no Maranhão e continuaremos como o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) no estado”, comemora.