Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Inovação marca o XX Congresso de Oncologia Clínica

Inovação marca o XX Congresso de Oncologia Clínica

O público foi recorde (3,5 mil inscritos) e as 12 salas de aula, distribuídas em três andares, ficaram cheias nos quatro dias. Mas não foi apenas a grandiosidade do evento que chamou a atenção dos participantes. A experiência e a energia para realizar um encontro da magnitude do XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica (25 a 28 de outubro, no Windsor Oceânico, Rio de Janeiro) foram ressaltadas pelos congressistas. O alto nível da programação científica e das discussões também mereceu elogios dos especialistas brasileiros e dos mais de 30 convidados internacionais. “O melhor Congresso SBOC da história”, dizem vários comentários no Facebook da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

A I Semana Brasileira da Oncologia, organizada pelas Sociedades Brasileiras de Oncologia Clínica (SBOC), Cirurgia Oncológica (SBCO) e Radioterapia (SBRT), conferiu um brilho todo especial ao evento. Os Congressos das três entidades ocorreram paralelamente, no mesmo local. Também aconteceram nove atividades multidisciplinares para oftalmologistas, urologistas, nutricionistas, geriatras, odontologistas, advogados e população em geral.

O número total de inscrições chegou a 6,6 mil. Novidades, lançamentos, troca de experiências, homenagens e parcerias deram o tom do evento. “As pessoas ficaram muito empolgadas com essa possibilidade de interação”, diz a diretora executiva da SBOC, Dra. Cinthya Sternberg. “Os organizadores e toda a diretoria receberam retornos muito positivos dos associados”, completa.

Mais inovações

A sessão de pôsteres ocupou a maior sala do Windsor Oceânico e teve exclusividade naquele horário da programação. Os melhores trabalhos científicos da Oncologia Clínica, da Cirurgia Oncológica e da Radioterapia foram expostos juntos, agrupados por temas (câncer de mama, cabeça e pescoço, etc.) e não separados por especialidades. “Foi muito proveitoso, porque realmente promovemos interação”, constata a Dra. Cinthya. O ambiente era de happy hour, com som temático (samba), comes e bebes. A estratégia deu certo. Havia público além do tempo previsto inicialmente.

Outra inovação foi a distribuição gratuita de frutas durante o evento em quitandas cenográficas que remetiam ao Rio antigo. As embalagens continham um QR Code para a página do site da SBOC onde está o guia “A prevenção do câncer ao alcance de todos”. “Muitas pessoas elogiaram a gentileza e o próprio material, que ainda não conheciam e agora passarão a recomendar a seus pacientes”, conta a diretora executiva. “Elas ficaram curiosas com o QR Code e a ação cresceu. Tivemos até que colocar fruta extra.”

Planejamento para 2019

Pelos comentários nos corredores e nas redes sociais, a Semana Brasileira da Oncologia desponta como modelo inovador que pode servir de inspiração para outras especialidades. “É o maior evento de oncologia do Hemisfério Sul”, ressalta a Dra. Cinthya Sternberg. “As outras duas Sociedades, que também têm novos presidentes e diretores como a SBOC, estão satisfeitas e dispostas a repetir a parceria em 2019, no Rio de Janeiro”, revela a diretora. “Queremos que a próxima edição seja melhor ainda. Já fizemos uma reunião com as novas diretorias e estamos elaborando um cronograma para iniciar o planejamento da II Semana.”

Veja a cobertura completa do Congresso. Acompanhe também as novidades pelo Facebook e LinkedIn