Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Jornal Diário 31/10 – Desafios da oncologia molecular

Jornal Diário 31/10 - Desafios da oncologia molecular

Antes considerado um conjunto de células alteradas em proliferação, o câncer hoje é entendido como um microambiente em que as interações dos elementos celulares e moleculares que o compõem são determinantes na progressão tumoral. Estudos estão sendo realizados na tentativa de modulação desse microambiente para impactar o tratamento. Os trabalhos foram apresentados na mesa-redonda “Oncologia Molecular” coordenada pelo diretor de pesquisa clínica do Inca, Carlos Gil Moreira Ferreira. Segundo afirmou, “essas pesquisas são fundamentais para entender o caminho que a pesquisa do câncer deve percorrer nos próximos dez anos”.

Na exposição, o pesquisador Roger Chammas falou sobre as interações das células imunológicas na cinética tumoral. Chammas coordena o Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp. Para ele, se essas interações forem bem compreendidas, podem levar a novas formas de tratamento. Deborah Schechtman, do Instituto de Química da USP, apresentou métodos de proteômica para moduladores específicos e redesenho de anticorpos que podem ser utilizados em estratégias contra o câncer. E a pesquisadora Mariam Jamal-Hanjani, do Reino Unido, mostrou a importância da heterogeneidade tumoral para entender por que essas doenças são tão resistentes a tratamentos.

*Matérias publicadas no jornal diário do 19º Congresso da SBOC pela equipe da Onco & com a colaboração de Andrea Penna (reportagem SBOC).