Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Lei dos 60 dias para início do tratamento com câncer não está sendo cumprida

Lei dos 60 dias para início do tratamento com câncer não está sendo cumprida

Apenas 57% dos pacientes diagnosticados com a doença tiveram atendimento em até 60 dias. Outros 17% aguardaram até 90 dias e 25% tiveram mais de três meses de espera. Esses são os dados do Ministério da Saúde apresentados num seminário sobre a implantação da Lei 12.732/12, conhecida como “Lei dos 60 dias”, segundo a qual o tratamento de pacientes com câncer deve ter início no máximo dois meses após o diagnóstico. O levantamento abrange 27.248 casos registrados até abril de 2016.

O evento ocorreu na Câmara dos Deputados, no dia 4 de outubro, com a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Dr. Gustavo Fernandes. “É um avanço termos um marco de tempo estabelecido para o início do tratamento, mas a lei veio sem investimentos para viabilizá-la”, avalia. “A Lei dos 60 dias trouxe melhorias; sua aplicação, porém, ainda é insuficiente”, conclui.

“Ao mesmo tempo em que parte dos dados do Ministério da Saúde aponta um período longo de espera até o atendimento, há casos de pacientes com câncer que ainda permanecem sem resposta ou estão ‘invisíveis’ nas estatísticas”, afirmam as deputadas Carmen Zanotto e Flávia Morais. Ambas são autoras da proposta que levou à criação da Lei dos 60 dias.

O Dr. Gustavo Fernandes considera fundamental também o estabelecimento de prazos para outros momentos decisivos na jornada do paciente com câncer, como o diagnóstico e o acompanhamento. “Como sociedade médica de especialidade, estamos à disposição dos legisladores e do Executivo para ajudar no planejamento e na organização das políticas públicas envolvendo a oncologia”, frisa.