Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Médico da SBOC tem artigo sobre câncer de mama publicado no Portal Uol

Médico da SBOC tem artigo sobre câncer de mama publicado no Portal Uol

O médico da SBOC, Dr. Enaldo Melo de Lima, teve seu artigo publicado no Portal Uol. Na publicação, ele falou sobre as sequelas psicológicas que o câncer de mama causa nas mulheres e do caso da atriz Angelina Jolie, que retirou os seios para prevenir a doença.

Dr. Enaldo explica que Angelina Jolie é portadora de uma mutação chamada BRCA e, por isso, o médico aconselhou a retirada da mama. “A indicação do teste deve ser feita por especialista em oncogenética. O primeiro passo é identificar pacientes de alto risco que fazem a consulta de avaliação e o aconselhamento genético. Depois o especialista avalia se o teste é apropriado para a paciente em questão”, conta.

As indicações para submeter a paciente ao teste incluem duas parentes de primeiro grau acometidas por câncer de mama abaixo de 50 anos, três ou mais parentes de primeiro ou segundo grau com câncer de mama, indiferentemente da idade, a combinação de parentes de primeiro ou segundo grau com câncer de mama ou de ovário, uma parente de primeiro grau com câncer de mama bilateral, a combinação de duas ou mais parentes de primeiro ou segundo grau com câncer de ovário, indiferentemente da idade ou um parente homem com câncer de mama.

Confira o artigo completo: http://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2015/05/07/descobrir-risco-de-cancer-de-mama-causa-sequelas-psicologicas.htm