Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Ministério da Saúde alerta sobre os malefícios do narguilé

Ministério da Saúde alerta sobre os malefícios do narguilé

Num intervalo de cinco anos (2008 a 2013), mais que dobrou o percentual de jovens do sexo masculino, entre 18 e 24 anos, que admitiram usar o narguilé. O índice de fumantes do cachimbo oriental subiu de 2,3% para 5,5%, um aumento de 139%. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, durante a coletiva de lançamento da campanha “Parece inofensivo, mas fumar narguilé equivale a fumar 100 cigarros”, criada em parceira com o INCA. Entre as mulheres da mesma faixa etária, o percentual permaneceu estável no período: 5,5%.

Considerando o total de fumantes a partir de 18 anos no País – universo entrevistado pelo IBGE para produzir a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, em torno de 18 milhões de brasileiros, o número de fumantes que também usa o narguilé corresponde a 212 mil pessoas. Os dados de 2008 são da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma sessão de narguilé, que dura de 20 a 80 minutos em média, corresponde à fumaça de cerca de 100 cigarros. Essa informação contribui para desmistificar a visão difundida de que o uso do filtro d’água antes de a fumaça ser aspirada faz com que o narguilé seja menos nocivo à saúde.

A ação do Ministério da Saúde e do INCA faz parte da campanha nacional “Da Saúde se Cuida Todos os Dias”, que objetiva incentivar as mudanças individuais e de comportamento, reconhecendo que a saúde não é fruto apenas da vontade própria, mas também dos contextos social, econômico, político e cultural em que está inserida. A campanha será veiculada até o dia 30 de setembro e contará com cartazes e fôlderes, spots de rádio em emissoras voltadas para o público jovem, ações nas redes sociais e na internet. Uma das ações foi implementada num shopping, com um totem contendo um exemplar de narguilé. Assista ao vídeo da ação.

Redução do número de fumantes

Entre os consumidores de tabaco, o número de fumantes de cigarro vêm diminuindo. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou cinco ações e políticas implementadas pelo Governo Federal que contribuem para essa redução: a política de preços mínimos e de aumento da taxação de produtos de tabaco, a proibição da propaganda de cigarros, a obrigatoriedade de os maços conterem advertências sanitárias, a aprovação da Lei dos Ambientes Livres (que pôs fim aos fumódromos) e o apoio do SUS ao tabagista que deseja parar de fumar. “Temos em atividade 23 mil equipes de saúde da família atendendo na Atenção Básica. Para o biênio 2015-2016 o Ministério prevê um investimento de R$ 46 milhões na compra de medicamentos para quem deseja deixar de fumar”, anunciou Chioro.

Fonte: Inca