Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Nota de Falecimento

Nota de Falecimento

Hoje faleceu o Prof. Dr. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro, Oncologista Clínico e Professor Titular de Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Era membro da SBOC, do GBOT e de várias outras sociedades médicas e de pesquisa.

Ronaldo, ou Ronaldim, como muitos o chamavam, atuava como Oncologista no Instituto do Câncer do Ceará e comandava um laboratório de pesquisas a uma quadra dali, no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC. Há muitos anos era pesquisador de nível 1A, o mais alto do CNPq, e publicou duas centenas de artigos científicos, muitos dos quais investigando os efeitos adversos dos tratamentos antineoplásicos.

Além de médico, professor e pesquisador, Ronaldo foi um grande formador e influenciador de pessoas. Desde o início da década de 1990 era um dos professores mais procurados pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFC para iniciação científica e pós-graduação. Os alunos que passavam em seu laboratório eram carinhosamente chamados de Zorós, seguindo uma tradição que trouxe consigo da USP de Ribeirão Preto, onde foi aluno de doutorado de um dos mais eminentes pesquisadores brasileiros à época, o professor Sergio Henrique Ferreira.

O professor Ronaldo formou várias dezenas de mestres e doutores, sem mencionar os incontáveis monitores e alunos de iniciação científica. A eles, sempre serviu e servirá de exemplo e fonte de inspiração por seu caráter, por sua vibração com a pesquisa, por sua dedicação ao ensino, por sua vitalidade. Os anos passados podiam até ser perceptíveis na sua fisionomia, mas não na sua mente, eternamente jovem.

À sua esposa e filhos, nossos sinceros sentimentos.