Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Nova Diretoria assume SBOC em 2024

Nova Diretoria assume SBOC em 2024

Em 2024, a Diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) ganha nova configuração. O grupo será liderado por Dra. Anelisa Coutinho, que assume o cargo de Presidente em Exercício, tornando-se a terceira mulher a presidir a entidade, após Dra. Lucilda Cerqueira de Lima (1997-2001) e Dra. Clarissa Mathias (2019-2021).

A troca de comando dá prosseguimento ao novo modelo de Governança da SBOC, implementado no último ano. Neste sistema, a figura do presidente perpassa por três anos, o primeiro como Presidente Eleito, depois como Presidente em Exercício e, por fim, a posição de Presidente Honra.

“Enquanto Presidente Eleita vivenciei uma parceria de construção respeitosa e colaborativa. Eu já vinha de uma gestão anterior como integrante da Diretoria da SBOC e, sem dúvida, a experiência recente como Presidente Eleita me trouxe ainda mais acesso às informações práticas, ao acompanhamento das decisões e ao alinhamento institucional para uma representação homogênea entre gestões. Nesta nova governança, a continuidade toma o lugar da fragmentação”, comenta Dra. Anelisa.

A Presidente em Exercício terá a companhia da Dra. Angélica Nogueira, que assume a posição de Presidente Eleita e será a próxima mulher a liderar a SBOC no ano de 2025. Enquanto isso, Dr. Carlos Gil Ferreira passa a ser o Presidente de Honra, cargo até então ocupado pelo Prof. Dr. Paulo M. Hoff.

O novo modelo de Governança da entidade também prevê a troca, todos os anos, de três diretores e de um membro do Conselho Fiscal. Dessa forma, ingressam na Diretoria os oncologistas Dr. Romualdo Barroso, Dr. Rodrigo Guedes, Dr. André Sasse e no Conselho Dra. Aknar Calabrich.

Entre algumas prioridades da nova Diretoria, estão: ações para tornar o ambiente da oncologia mais equânime, planejar iniciativas municiadas pelos dados obtidos no Censo SBOC da Oncologia Clínica, aumentar a representatividade regional nos principais projetos da entidade e fortalecer parcerias institucionais com outras sociedades de especialidade do mundo.