Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Oncologista brasileiro Evandro de Azambuja é eleito diretor da ESMO

Oncologista brasileiro Evandro de Azambuja é eleito diretor da ESMO

O brasileiro Dr. Evandro de Azambuja foi eleito nessa quinta-feira, 30 de junho, diretor de Associados da European Society for Medical Oncology (ESMO). O oncologista clínico do Instituto Jules Bordet de Bruxelas (Bélgica) ocupará o cargo durante o biênio 2023/24, a partir de 1º de janeiro do próximo ano.

Também ingressarão na instituição, como membros da nova diretoria, o Dr. Fabrice André, líder da Divisão de Pesquisa do Gustave Roussy Cancer Campus (França), que ocupará a função de novo presidente da ESMO, a Dra. Nadia Harbeck, do Breast Centre da Ludwig Maximilian University (Alemanha), que será a diretora de Educação, e o Dr. Jean-Yves Blay, do Centre Leon Berard (França), diretor de Políticas Públicas.

“O foco da minha missão é aumentar, ainda mais, a visibilidade da ESMO em diferentes países, trabalhando em estreita colaboração com os Comitês de Associados, Jovens Oncologistas e de Mulheres da Oncologia”, declarou Dr. Azambuja.

O oncologista clínico, que também é membro da Belgian Society of Medical Oncology (BSMO) e da American Society of Clinical Oncology (ASCO), enfatizou ainda que irá promover a ESMO enquanto mantém em mente a diversidade e a defesa do tratamento do câncer amplo e igualitário para todos os pacientes, independente de onde vivam.

Currículo
Pela segunda vez na diretoria da ESMO, a primeira foi em 2018, Dr. Azambuja é membro do Conselho e do Comitê de Fellowship da entidade desde 2019. Também já fez parte dos Comitês de Jovens Oncologistas e de Imprensa & Mídia, entre outras posições.

Antes disso, o gaúcho de Caxias do Sul graduou-se em Medicina na Pontifícia Universidade Católica de seu estado, em 1995, e especializou-se em Medicina Interna e em Oncologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, entre 1996 e 2000.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, defendeu seu mestrado, em 2002, e seu doutorado, em 2007. Mais recentemente, em 2015, foi novamente titulado como doutor na Université Libre de Bruxelles (Bélgica).