Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Organizada pela SBOC, Conferência Livre de Oncologia Clínica construirá proposta coletiva sobre acesso no SUS

Organizada pela SBOC, Conferência Livre de Oncologia Clínica construirá proposta coletiva sobre acesso no SUS

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) realiza na próxima segunda-feira, 15 de maio, a Conferência Livre de Oncologia Clínica. O evento tem por objetivo deliberar uma proposta coletiva para 17ª Conferência Nacional de Saúde sobre acesso ao tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o encontro virtual, além de membros da SBOC, estarão presentes representantes do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), de associações de pacientes oncológicos, de hospitais públicos, de detentores de registros de medicamentos, entre outros interessados no tema.

Por reconhecer a importância que as Conferências Nacionais de Saúde têm na formulação de diretrizes para políticas públicas no setor, a SBOC decidiu intensificar a sua participação nessa iniciativa, explica o presidente da entidade, Dr. Carlos Gil Ferreira.

“A partir da Conferência Livre de Oncologia Clínica, pretendemos ampliar as discussões sobre o que poderia ser feito para corrigir falhas regulatórias que tem gerado a iniquidade no acesso a tratamentos sistêmicos oncológicos no SUS”, comenta. “A SBOC, por ser uma instituição independente e composta por especialistas de todo o país, tem ótimas condições de liderar esse debate”, acrescenta o oncologista clínico.

As Conferências Livres são debates que antecedem a Conferência Nacional de Saúde – evento que acontece apenas uma vez a cada quatro anos e é considerado um dos espaços mais importantes de diálogo entre governo e sociedade.

A 17ª edição da Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.

Como participar da Conferência Livre de Oncologia Clínica?

A primeira Conferência Livre de Oncologia Clínica acontecerá virtualmente por meio de plataforma eletrônica a ser disponibilizada aqui no site da SBOC no dia do evento.

A ampla participação no evento é fundamental para a validação das ações propostas. Durante o encontro virtual, os participantes poderão, além de discutir e contribuir com o documento final a ser enviado pela SBOC ao Conselho Nacional de Saúde, eleger delegados que irão representar a oncologia clínica na Conferência Nacional de Saúde.

Para direcionar as discussões, a SBOC produziu um documento com propostas para garantir o efetivo acesso a antineoplásicos incorporados ao SUS. Caso queira comentar ou adicionar algo ao documento, acesse aqui.