Notícias
Pesquisadores americanos associam a vasectomia ao risco de câncer de próstata
Muitas vezes, o câncer de próstata é tratado como um tabu entre os homens. Um dos principais desafios da saúde pública é a resistência de muitos homens acima dos 40 anos de fazer exames preventivos.
Um estudo divulgado recentemente pela Harvard School of Public Health (HSPH) associa o método contraceptivo da vasectomia ao aumento de até 10% do risco de desenvolver câncer de próstata. Os pesquisadores analisaram dados de mais de 49 mil voluntários norte-americanos. Os pacientes foram acompanhados por 24 anos – de 1986 a 2010. Resultado: 16 em cada mil homens desenvolveram câncer de próstata letal.
A vasectomia é uma forma comum de contracepção nos EUA. Cerca de 15% dos homens optam pelo procedimento. E o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer entre os homens no país. Essa convergência entre os fatores de risco desse tipo de neoplasia é um importante indicador para a saúde pública.
Leia a matéria na íntegra e conheça a opinião dos pesquisadores da HSPH sobre a vasectomia. E mais: como eles interpretam os dados da pesquisa.