Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Pesquisadores desenvolvem método para detectar câncer com uma pequena amostra de sangue

Pesquisadores desenvolvem método para detectar câncer com uma pequena amostra de sangue

Com apenas uma gota de sangue pesquisadores suecos da Umeå University conseguiram detectar, classificar e localizar um tumor cancerígeno. O novo método foi capaz de identificar a doença com 96% de precisão.

“Ser capaz de detectar o câncer em um estágio inicial é fundamental. No futuro, isso pode tornar desnecessários os procedimentos invasivos de biópsia nos casos de câncer de pulmão, por exemplo. Durante o estudo, quase todas as formas da doença foram identificadas, o que prova que os exames com amostras de sangue têm um grande potencial”, garantiu Jonas Nilsson, pesquisador da Universidade e coautor do artigo.

As avaliações foram feitas com base na análise das plaquetas, que podem constituir uma fonte de identificação do câncer completa e de fácil acesso.

O estudo foi realizado com 283 pessoas das quais 228 já tiveram algum tipo de câncer e 55 nunca tiveram nenhuma evidência da doença. Entre os 39 indivíduos que foram detectados precocemente com câncer foi possível identificar e classificar a doença em 100% dos casos.

A pesquisa foi realizada em colaboração com especialistas da Holanda e dos Estados Unidos.

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2015/11/pesquisadores-desenvolvem-metodo-para-detectar-cancer-com-uma-pequena-amostra-de-sangue-4901189.html