Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Prêmio Icesp destaca tratamento de glioma, diagnóstico de câncer de esôfago e atuação de senadora

Prêmio Icesp destaca tratamento de glioma, diagnóstico de câncer de esôfago e atuação de senadora

A entrega do Prêmio Octávio Frias de Oliveira, iniciativa do Grupo Folha e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ocorreu no início de agosto. Seu objetivo é incentivar a produção de conhecimento nacional na prevenção e combate ao câncer. Essa oitava edição considerou trabalhos originais publicados em revistas científicas em 2016 e 2017 para as categorias Pesquisa em Oncologia e Inovação Tecnológica. Também é premiada uma personalidade de destaque. Confira a seguir.

Pesquisa em Oncologia

Clarissa Ribeiro Reily Rocha, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), foi premiada por sua tese de doutorado. Sua descoberta relaciona-se ao mecanismo de resistência do glioma, tipo mais comum de câncer de cérebro, à quimioterapia (cisplatina e temozolamida). A pesquisa revelou que a butionina sulfoximina (BSO), que é um inibidor da síntese de GSH, consegue restabelecer a sensibilidade tumoral a esses quimioterápicos.

Inovação Tecnológica em Oncologia

A técnica de endomicroscopia de laser confocal não invasiva, empregada para melhorar o diagnóstico de câncer de esôfago em pacientes que já haviam apresentado tumores de cabeça e pescoço, rendeu o prêmio à Dra. Adriana Vaz Safatle-Ribeiro. A especialista é médica assistente do Serviço de Endoscopia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e do próprio Icesp. A técnica permite a aquisição de imagens in vivo de alta resolução nos níveis celular e microvascular com sensibilidade superior a 90%. O exame será fundamental para o diagnóstico mais precoce, que favorece o tratamento mais adequado e até a cura.

Personalidade de Destaque em Oncologia

Autora e relatora de diversas leis que contemplam necessidades dos pacientes com câncer, a senadora Ana Amélia (PP/RS) foi escolhida como personalidade de destaque. Uma das conquistas mais importantes que contou com a sua participação é a que obriga os planos de saúde a pagarem a terapia oral. Outra é conhecida como “lei dos 60 dias”, prazo estabelecido para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) terem seus tratamentos iniciados após o diagnóstico. A senadora também foi relatora da lei que determina que o SUS faça, na mesma cirurgia, a retirada do tumor e a reconstrução da mama.

Veja a cobertura do Prêmio pela Folha.