Notícias
Prêmio SBOC de Pesquisa Oncológica Translacional levará nome de Dr. Bernardo Garicochea
A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) decidiu expandir as homenagens ao oncologista clínico Dr. Bernardo Garicochea, falecido em 11 de outubro último, aos 63 anos. Assim, o Prêmio SBOC de Pesquisa Oncológica Translacional passará a se chamar, já em 2024, Prêmio Bernardo Garicochea de Pesquisa Oncológica Translacional.
A decisão, aprovada pela Diretoria da SBOC, é uma maneira de reconhecer a carreira do Dr. Bernardo, que atuava como oncologista e hematologista da Clínica CPO (Oncoclínicas), coordenando o grupo de genética, e como diretor científico do laboratório de genética molecular Idengene.
O pesquisador era graduado em Medicina e mestre e doutor em Farmácia. Especializou-se em biologia da leucemia pela Royal Postgraduate Medical School Londres (Inglaterra) e em genética humana pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center de Nova York (EUA). Era associado da SBOC desde 2017, tendo trabalhado arduamente pelo desenvolvimento da especialidade. Era membro do Comitê de Oncogenética da instituição.
O agora Prêmio Bernardo Garicochea de Pesquisa Oncológica Translacional é concedido, a exemplo do pesquisador que agora dá nome à categoria, a profissionais reconhecidos pela contribuição à medicina translacional com aplicação na oncologia clínica que já tenham sido autores e coautores de publicações em revistas internacionais indexadas.
Já receberam essa premiação Dr. Alessandro Leal (2019), Dr. Carlos Gil Ferreira (2021), Prof. Dr. Roger Chammas (2022) e Dr. Rodrigo Dienstmann (2023). O vencedor de 2024 será anunciado nesta sexta-feira, 24 de outubro, e homenageado na sessão plenária do XXV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, que acontecerá em 8 de novembro, às 16h45, no Rio de Janeiro (RJ).