Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Presidente da SBOC comenta método que faz as células do tumor “brilhar”

Presidente da SBOC comenta método que faz as células do tumor “brilhar”

Em entrevista ao jornal O Globo, do Rio de Janeiro, o presidente da SBOC, Dr. Gustavo Fernandes, comentou a nova técnica que faz as células do tumor “brilhar” para facilitar a remoção.

De acordo com o médico, a tecnologia é bem-vinda. “Se o cirurgião tirar menos tecido do que necessário, depois vai precisar informar ao paciente de que ele ainda tem resíduos de câncer e terá que voltar à mesa de cirurgia. Se tirar demais, pode prejudicar o nervo do paciente, deixando sequelas como perda do movimento de um braço, por exemplo. A previsão é determinante para a qualidade de vida do paciente”, explica.

O método foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e a Lumicell Inc., empresa especializada na detecção de câncer criada pelo MIT.

O tema foi publicado na edição de janeiro da revista “Science Translational Medicine”. O estudo feito com 15 pacientes submetidos à retirada de sarcoma e câncer de mama evidencia que o agente, um líquido azul chamado LUM015, é injetado no paciente no início da cirurgia e faz realçar os tecidos cancerosos sem provocar efeitos adversos.

Principal autor da pesquisa, o especialista David Kirsch ressaltou que esse é o primeiro agente de imagem para câncer ativado por enzimas que teve sua segurança comprovada em humanos.

Confira a matéria na integra:

http://www.interclip.com.br/webclipping/index.php?action=DL&va=1452268569_596&n=472433&uc=0&tv=C&ha=dc9b923a6edaaeb1f93665201030ac2f&c=237&hb=95a122fdd443da66aa26805a2aede6d7