Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Presidente da SBOC comenta resultado do 1º Consenso de Tratamento da Dor Oncológica

Presidente da SBOC comenta resultado do 1º Consenso de Tratamento da Dor Oncológica

O presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Dr. Evanius Wiermann, concedeu entrevista ao site Iron Notícias para falar sobre a dor oncológica. Ele falou sobre a cartilha de sugestões de abordagens e de tratamentos adequados para o câncer levantadas no 1º Consenso de Tratamento da Dor Oncológica realizado em 2014.

De todos os sintomas que um paciente com diagnóstico de câncer apresenta, a dor é o mais temido. Apesar disso, pouca atenção tem sido dada ao tratamento da dor oncológica quando comparada aos avanços tecnológicos no controle do câncer. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dor acomete de 60% a 80 % dos pacientes com câncer, sendo 25% a 30% na ocasião do diagnóstico e 70% a 90% quando a doença está em estágio avançado. Esses dados levaram a OMS a considerar a dor associada ao câncer uma Emergência Médica Mundial. Para amenizar esse cenário e promover a melhoria da qualidade de vida dos pacientes que sofrem com a dor, a SBOC lançou o 1º Consenso de Tratamento da Dor Oncológica.

Grande parte dos pacientes que têm câncer sofre com dores fortes, agudas ou crônicas decorrentes do tratamento ou até mesmo da própria doença. Por isso, é importante capacitarmos cada vez mais os profissionais de saúde na perspectiva de aprimorar os serviços prestados e melhorar a condição de vida dos que estão acometidos pela enfermidade”, explica o oncologista Dr. Evanius.

Confira a matéria na integra: http://www.iron.med.br/consenso-sobre-dor-oncologica-e-lancado-no-brasil/