Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Presidente da SBOC critica suplemento de fosfoetanolamina no “Fantástico”

Presidente da SBOC critica suplemento de fosfoetanolamina no “Fantástico”

O programa “Fantástico”, da Rede Globo, trouxe uma reportagem sobre a venda da fosfoetanolamina como suplemento alimentar, neste domingo, 19 de fevereiro. Perguntado se é possível falar em eficácia do produto na eliminação das células cancerígenas, objeto de anúncios do suplemento na internet, o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Dr. Gustavo Fernandes, respondeu: “Não, de jeito nenhum”. E continuou: “Não recomendo que ninguém compre. Na minha opinião pessoal, para quem não tem nenhuma deficiência vitamínica, é jogar dinheiro fora”. O oncologista disse que o combate às células do câncer “é função de medicamentos que são desenvolvidos há décadas e que têm uma ciência muito grande por trás”.

Na sequência da reportagem, o Dr. Drauzio Varella classificou a venda do suplemento de fosfoetanolamina como “charlatanismo para explorar pessoas doentes”.

O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a produção da fosfoetanolamina, propagada erroneamente como “pílula do câncer”, no Brasil em maio de 2016. O principal motivo foi a falta de evidências científicas que comprovem os resultados prometidos.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) está fazendo uma pesquisa clínica sobre o uso da substância por humanos. Duzentos pacientes participam do estudo. O Dr. Paulo Hoff, diretor da instituição, afirmou ao “Fantástico” que ainda não há resultados disponíveis sobre eventual benefício da fosfoetanolamina contra o câncer.

A reportagem também deixou claro que o produto será fabricado nos Estados Unidos porque, diferentemente do Brasil, lá o órgão de vigilância sanitária (FDA) não exige testes de segurança e eficiência em suplementos de fosfoetanolamina. Naquele país, de acordo com o “Fantástico”, a substância já é utilizada há algum tempo como auxiliar em suplementos de cálcio e não é indicada para quem tem câncer.

Assista a matéria completa.