Notícias
Presidente da SBOC/MG fala sobre os benefícios da amamentação na prevenção do câncer
Em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno, o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – Regional Minas Gerais (SBOC/MG), Dr. Leandro Ramos, concedeu entrevista ao jornal O Tempo para falar sobre a importância da amamentação para prevenir o câncer de mama.
Muitas mães deixam de amamentar seus filhos pelo período de até seis meses de vida, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os prejuízos nutricionais e afetivos ocasionados por essa escolha são conhecidos. O que as mães não sabem é que a amamentação por tempo insuficiente acaba aumentando as chances de elas e os filhos desenvolverem alguns tipos de câncer, como revelam estudos recentes. “A mulher que amamenta por mais de seis meses suprime um pouco a produção de alguns hormônios pelo ovário. Isso atua como um fator protetor para o câncer de mama. A amamentação regular reduz de 3% a 4% os riscos da doença”, diz o Dr. Leandro Ramos, presidente da SBOC – Regional Minas Gerais.
Esse benefício é mais evidenciado em mulheres que amamentam os filhos até os 30 anos de idade, independentemente da quantidade de gestações, como explica o oncologista. “O carcinoma mamário é o principal câncer que acomete as mulheres. Existem vários métodos que permitem o diagnóstico cada vez mais precoce. A amamentação é uma medida simples e barata que oferece eficácia na redução da incidência de casos”, afirma.
Se, no caso das mães, a amamentação ajuda a prevenir o câncer de mama, nos filhos ocorre a redução do risco de leucemia, como explica o médico com base em pesquisas. “Crianças amamentadas por mais de seis meses tiveram uma queda de 19% no risco de desenvolver leucemias agudas, segundo um estudo recente feito com 28 mil crianças”, ressalta Ramos.
Confira a matéria na íntegra: http://www.otempo.com.br/