Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Presidente de Honra da SBOC, Dr. Carlos Gil Ferreira, discute diagnóstico precoce do câncer de pulmão na Câmara

Presidente de Honra da SBOC, Dr. Carlos Gil Ferreira, discute diagnóstico precoce do câncer de pulmão na Câmara

O Presidente de Honra da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Dr. Carlos Gil Ferreira, representou a entidade nessa terça-feira, 25 de junho, em audiência pública da Câmara dos Deputados, cujo tema foi rastreamento e diagnóstico precoce de câncer de pulmão no Sistema Único de Saúde (SUS). 

No debate – organizado pela Comissão Especial Sobre o Combate ao Câncer no Brasil – o oncologista clínico destacou que, apesar do grande impacto da doença, ainda faltam ações efetivas dos órgãos de saúde.

“O câncer de pulmão causa quase dois milhões de mortes no mundo, com impacto econômico imenso e vidas ativas perdidas. Apesar dos números, a doença ainda é negligenciada em muitos países, incluindo o Brasil. Precisamos evitar essa negligência, sem, no entanto, minimizar a importância de outros tipos de câncer que já possuem políticas claras no Brasil”, disse.

Dr. Carlos Gil também ressaltou que o meio mais eficaz para diminuição da mortalidade e da incidência do câncer de pulmão ainda é a conscientização. “Investir em ações de combate ao tabagismo e na melhora do rastreamento se tornam fundamentais para a redução da mortalidade por câncer de pulmão no Brasil”, complementou.

Em relação à contribuição da SBOC nesta área, o Presidente de Honra destacou a criação da Aliança Contra o Câncer de Pulmão, formada pelas Sociedades Brasileiras de Oncologia Clínica, de Cirurgia Torácica, de Pneumologia e Tisiologia, de Radioterapia, de Patologia e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

O grupo tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre os tumores pulmonares e sensibilizar os parlamentares e as autoridades em relação à necessidade de enfrentamento da doença, bem como impulsionar a pesquisa sobre esse câncer. Juntas, as entidades organizam o 1º Congresso Brasileiro de Câncer de Pulmão, que acontecerá de 14 a 15 de agosto, em Brasília (DF).

Na audiência pública, também participaram o Dr. Roberto de Almeida Gil, diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e ex-presidente da SBOC (Gestão 2003/05), Dr. César Neves, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Dr. Daniel Bonomi, diretor científico da SBCT, Dr. Gustavo Prado, coordenador da Comissão de Câncer de Pulmão da SBPT, Dr. Fábio Svartman, pneumologista do Grupo Hospitalar Conceição, Dra. Suzana Tanni, pneumologista da Faculdade de Medicina de Botucatu, Dr. Rubens Chojniak, vice-presidente do CBR, Dr. Alexandre de Oliveira, cirurgião torácico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e os deputados Josenildo Abrantes e Flávia Morais.