Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Prestes a concluir a Especialização em Tumores Neuroendócrinos, jovem oncologista destaca os benefícios do programa

Prestes a concluir a Especialização em Tumores Neuroendócrinos, jovem oncologista destaca os benefícios do programa

Dr. José Eduardo Nuñez Rodriguez, que está concluindo a especialização, classifica o programa como uma valiosa oportunidade de crescimento em sua carreira. 

Dados do Programa de Vigilância, Epidemiologia e Resultados Finais (SEER) do National Cancer Institute (NCI) mostram que os tumores neuroendócrinos (TNE) tiveram sua incidência aumentada em seis vezes na última década. Seguindo essa tendência, podemos prever que, cada vez mais, os oncologistas terão pacientes com esse tipo de tumor. E, por ser uma área que ainda não é aprofundada nos programas de residência médica, a SBOC lançou, no ano passado, a primeira edição do Programa de Especialização em Tumores Neuroendócrinos, desenvolvido para jovens oncologistas com interesse nesse grupo complexo e heterogêneo de doenças.

O médico peruano, Dr. José Eduardo Nuñez Rodriguez, de 33 anos, oncologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulos (ICESP), foi o selecionado para participar do programa, com duração de um ano e carga de 20 horas semanais. Ele conta que o que o fez se inscrever foi a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos científicos e acrescentar sua experiência em pesquisa nessa área. “Sempre considerei os TNE uma área interessante da oncologia, já que apresentam comportamento biológico muito diferentes dos outros tipos de tumores, além de um manejo desafiador.”

Agora, prestes a concluir a especialização, Dr. José Eduardo destaca como pontos fortes do programa a atuação em atendimento ambulatorial com a supervisão da Dra. Rachel Riechelmann, expert nesse tipo de tumor, em uma instituição que concentra um grande número de pacientes; e a participação nos Tumor Boards com cirurgiões, radiologistas, médicos nucleares e patologistas, que contribuiu para que ele ampliasse a visão multidisciplinar no manejo dos TNE. “O programa é muito bem organizado e o volume de casos de tumores neuroendócrinos que o hospital concentra permitiu uma experiência sólida ao longo do período do curso”, salienta Dr. José Eduardo.

Outro destaque do programa é o foco científico. “É muito gratificante participar da construção de conhecimento em uma área como TNE. A ideia é que a pesquisa seja cada vez mais fomentada, que se criem grupos colaborativos e consensos, o que deve se traduzir em benefícios para os nossos pacientes”, diz Dr. José Eduardo. No seu caso, as horas protegidas para pesquisa resultaram em cinco artigos em processo de publicação e quatro posters a serem apresentados em março no ENETS, o maior congresso de tumores neuroendócrinos do mundo, realizado anualmente em Barcelona. “O programa foi uma valiosa oportunidade de crescimento na minha carreira. A experiência e conhecimento adquiridos abriram novas portas para meu futuro profissional e científico”, finaliza Dr. José Eduardo.

O Programa de Especialização em TNE é realizado pela SBOC em parceria com o A.C. Camargo Cancer Center e está com as inscrições abertas, até 1º de março, para a sua segunda edição. As principais atividades do bolsista são acompanhar o atendimento de pacientes ambulatoriais sob supervisão, discussões clínicas, aulas teóricas e participação em tumor boards; explorar a literatura e desenvolver raciocínio crítico sobre TNE; aplicar método científico em pesquisa clínica, utilizando TNE como modelo; desenvolver e atuar em protocolos de pesquisa em TNE; e escrever artigos científicos em TNE. A coordenação e a supervisão do curso são da Dra. Rachel Riechelmann, Diretora da Oncologia Clínica do A.C.Camargo e pesquisadora de tumores neuroendócrinos. Outras informações estão disponíveis no edital do programa.