Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Prof. Dr. Auro del Giglio é o novo editor do Brazilian Journal of Oncology

Em 2023, o Brazilian Journal of Oncology (BJO) ganha um novo editor-chefe. Quem assume a revista é o Prof. Dr. Auro del Giglio, Professor Titular de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e vencedor da última edição do Prêmio Ronaldo Ribeiro de Carreira em Oncologia Clínica, promovido pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Ele substitui Dr. Jorge Sabbaga, que ingressou no periódico em janeiro de 2020 com o objetivo de consolidar a revista em novos indexadores. Para isso, foi preciso tornar mais ágil o processo de avaliação e correção dos artigos submetidos. O crescimento nos últimos dois anos foi intenso, com conquistas como a indexação no Directory of Open Access Journals (DOAJ), além dos sistemas Sumários.org e Google Acadêmico.

“Tínhamos a missão de tornar a BJO respeitada pela comunidade oncológica brasileira e internacional em função da qualidade científica dos seus artigos. Hoje, a revista recebe e publica materiais de todo o país. Ter exercido esse cargo por pouco mais de dois anos foi desafiador e prazeroso; e tive a oportunidade de interagir com pessoas excepcionais que me ajudaram nessa tarefa”, relata Dr. Sabbaga.

Além de prestar agradecimento à Diretoria da SBOC e à equipe da BJO, o antigo editor também revela admiração por seu sucessor. “O Prof. Dr. Auro del Giglio tem renome internacional e a BJO não poderia estar em melhores mãos. Ainda há muito o que fazer e ninguém melhor do que ele para isso. Desejo a ele e todos que seguem na BJO a mesma satisfação e prazer que tive.”

Segundo Dr. Auro, a BJO é essencial para o crescimento da oncologia brasileira. “Temos a necessidade de um espaço para a publicação de situações científicas peculiares ao nosso meio. Como editor-chefe, espero contribuir para que a revista continue melhorando e almejo novos níveis de indexação, seguindo os passos da gestão do Dr. Jorge Sabbaga”, comenta.

Além de atuar na FMABC, o novo editor-chefe é graduado e doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Entre 2010 e 2014, foi presidente-eleito do Board of Governors do American College of Physician.

No ramo editorial, tem experiência como membro do conselho de dois periódicos indexados: a Revista da Associação Paulista de Medicina e a Revista da Associação Médica Brasileira. É membro do Cochrane Haematological Malignancies Group e do Journal of Pragmatic and Observational Research.

Além desta mudança, o Dr. Daniel de Iracema Gomes Cubero, Professor Assistente e coordenador do Programa de Residência em Oncologia Clínica da Disciplina de Oncologia e Hematologia da Faculdade de Medicina do ABC, assumiu o cargo de editor associado para oncologia clínica na BJO, substituindo o Dr. Gustavo Fernandes, ex-presidente da SBOC, que esteve na posição entre 2018 e 2022.

Lançada em 2017, como publicação open access, ou seja, sem custo para submissão nem para o acesso dos leitores, a BJO tem como objetivo divulgar o conhecimento oncológico no país; valorizar os resultados da pesquisa nacional; incentivar a participação dos especialistas em estudos; formar massa crítica em torno dos desafios e das possibilidades da oncologia no Brasil e no mundo; promover reflexões e discussões baseadas em evidências científicas sobre o acesso e a qualidade do atendimento aos pacientes, bem como a respeito das políticas públicas de prevenção e tratamento do câncer.