Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Residentes e jovens oncologistas participam do Programa de Capacitação em Pesquisa Clínica da SBOC

Residentes e jovens oncologistas participam do Programa de Capacitação em Pesquisa Clínica da SBOC

Uma cidade de pouco mais de 80 mil habitantes no interior do Rio Grande do Sul, Ijuí, é território de uma revolução na saúde brasileira por atrair uma série de estudos clínicos em oncologia. O responsável por isso é o Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia do Hospital de Caridade de Ijuí, que os residentes e jovens oncologistas selecionados pelo Programa de Capacitação em Pesquisa Clínica da SBOC estão tendo a oportunidade de conhecer entre os meses de janeiro e maio deste ano.

No dia 14, chegaram ao local dois dos quatro jovens oncologistas selecionados em 2020: Dr. Celio Pereira Guercio, de Rio Verde (GO), e Dra. Mariana Cartaxo Alves, da João Pessoa (PB). Em maio, será a vez de Dra. Larissa Tames Rainho, de Porto Velho (RO), e Dra. Alice Nayane Rosa Morais, de São José dos Campos (SP). A exemplo do que já viveram os residentes Diego Gonçalves Oliveira Souza, de Salvador (BA), e Flavia da Cruz Cardoso, de Nova Lima (MG), que realizaram suas atividades em fevereiro, eles farão uma verdadeira imersão em uma instituição que se tornou referência nacional na área da pesquisa clínica oncológica.

Para o coordenador do programa, Dr. Fábio Franke, membro do Comitê de Pesquisa Clínica da SBOC e ex-vice-presidente da entidade para Pesquisa Clínica e Estudos Corporativos, a chegada dos novos participantes representa a ampliação das possibilidades para novos estudos clínicos em todo o país. “O Brasil tem um grande potencial de crescimento em diversas frentes de pesquisa clínica e, para isso, é preciso ter centros capacitados que cubram todo o território nacional. Como país de proporções continentais, ainda carecemos de centros especialmente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e a vinda desses profissionais promove uma abertura histórica para essas regiões em especial”, acredita.

Jornadas transformadas

Recém-chegado de Ijuí a Salvador (BA), o residente Diego Gonçalves Oliveira Souza descreve sua experiência no programa como transformadora. “Durante os dias de imersão, pude me dar conta do gigantesco patrimônio construído por Dr. Fábio Franke e sua equipe. Um legado inestimável para a ciência e para a humanidade”, reconhece. “Foi uma vivência modificadora de paradigmas e sonhos pessoais. Só tenho a agradecer à SBOC, ao Dr. Fábio Franke e à sua equipe por proporcionar essa capacitação tão importante na formação de um jovem oncologista.”

Para o futuro oncologista clínico, o legado dos dias em Ijuí se estenderá a outras cidades brasileiras com a diversidade da participação de residentes e profissionais. “É um engajamento muito grande na pesquisa clínica, uma paixão perceptível no brilho dos olhos de cada um. Saio de Ijuí bastante encorajado a seguir e trilhar os caminhos da pesquisa clínica, no intuito de produzir conhecimento e oferecer oportunidades de tratamentos inovadores a regiões que não possuem esse acesso contribuindo socialmente para mitigar os abismos socioeconômicos deste país”, comemora.

No que depender de Flávia da Cruz Cardoso, o mesmo ocorrerá em Minas Gerais. “Foi uma experiência única conhecer a rotina de um centro de pesquisa tão importante e tendo à frete desse aprendizado o grande nome da área no Brasil, Dr. Fabio Franke”, conta. “Sua trajetória nos ensina que, mesmo que não iniciemos nossas carreiras em grandes centros, depende de nós lutar pela expansão da pesquisa clínica no país e, através disso, mudar a realidade de milhares de brasileiros, que passarão a ter acesso a medicamentos de ponta, mudando, assim, o desfecho do seu tratamento.”

As atividades exercidas pelos participantes envolvem aprendizados sobre estruturação de um centro de pesquisa, princípios e diretrizes das boas práticas clínicas, certificação em boas práticas na área (GCP, na sigla em inglês), patrocínio, estrutura da pesquisa clínica, organização de agenda de pacientes, envio de imagens e amostras, farmácia em estudos clínicos, administração de tratamentos, inovação em tecnologias, pipeline das indústrias farmacêuticas, políticas públicas da área, desafios e oportunidades.

Interessados em participar das próximas edições do Programa de Capacitação em Pesquisa Clínica da SBOC podem acompanhar a publicação dos próximos editais e outras novidades nos canais da SBOC.