Notícias
Residentes já podem se inscrever no Programa de Capacitação em Pesquisa Clínica SBOC
Com o foco em impulsionar a pesquisa clínica na área de oncologia no Brasil, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) desenvolveu um Programa de Capacitação que, em sua segunda edição, dará oportunidade para dois residentes e quatro jovens oncologistas visitarem o Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia do Hospital de Caridade de Ijuí (RS) – ONCOSITE.
O coordenador do Programa é o Dr. Fábio Franke, vice-presidente da SBOC para Pesquisa Clínica e Estudos Corporativos e fundador do ONCOSITE. Segundo o pesquisador, o objetivo da iniciativa é que os participantes selecionados conheçam, in loco, uma instituição que superou as adversidades e se tornou referência nacional em pesquisa clínica, atualmente responsável pelo maior número de estudos em andamento no país.
As inscrições para Residentes estão abertas de 08 a 26/04/2019. Já os jovens oncologistas poderão se inscrever em junho, no período de 10 a 28/06. Para efetuar a inscrição, é necessário ser associado adimplente da SBOC, preencher o formulário e enviar as cartas e documentos descritos no edital por e-mail. É válido lembrar que Residentes não pagam anuidade na SBOC.
As vagas do Programa são direcionadas por região. Um dos residentes deverá ser do Norte, do Nordeste ou do Centro-Oeste, já o outro do Sul ou do Sudeste. Eles farão o Programa em Ijuí de 17 a 19 de junho. Haverá também uma vaga reservada para um jovem oncologista do Norte e um do Sul ou Sudeste, no período de 26 a 28 de agosto. O oncologista do Nordeste e o do Centro-Oeste, por sua vez, estarão lá na semana de 4 a 6 de novembro.
O Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia do Hospital de Caridade de Ijuí (RS) – ONCOSITE foi criado em 2005 e já participou, desde então, de quase 200 estudos clínicos, num total de aproximadamente 2 mil pacientes atendidos.
A SBOC incentiva, com esse Programa, o desenvolvimento de centros de pesquisa clínica em Oncologia em todo o país, com ênfase nas áreas afastadas dos grandes centros, onde os pacientes têm maior dificuldade de acesso ao tratamento do câncer.
Clique aqui para acessar o edital ou para mais informações sobre o Programa.